Disciplinas obrigatórias aos cursos de graduação em Geografia:

Ciência do Sistema Mundo I – GN107

Responsável: Vicente Lemos
Ementa: Definição do objeto da Geografia. Fundamentos teórico-metodológicos para análise do espaço geográfico. Distinção entre espaço natural e espaço geográfico. Técnica e política: as sucessivas transformações do meio geográfico. O processo de planetarização do espaço geográfico. Compartimentação do espaço e indissociabilidade das relações entre lugar, região, território e mundo no atual período histórico.

Geografia Econômica – GF129

Responsável: Márcio Cataia
Ementa: Fornecer instrumental conceitual básico da Economia Política do Território. Para tanto, elencamos os seguintes pontos: o espaço geográfico como condicionante econômico-social; as divisões técnicas, social e territorial do trabalho; centro, periferia e difusão das modernizações; cadeias e circuitos espaciais produtivos; concentração e centralização dos capitais; o território nacional como mediação entre os fluxos globais do capital e as economias regionais; monopólios, oligopólios e alienação dos espaços no Terceiro Mundo.

Geografia Política – GF406

Responsável: Márcio Cataia
Ementa: Definição. Geografia Política, geoestratégia e fronteiras. Organização do espaço como instrumento de poder. O Estado Moderno e as políticas territoriais internas e externas. A Geopolítica do período militar brasileiro. Cenário geopolítico mundial contemporâneo.

Geografia Agrária – GF501

Responsável: Ricardo Castillo
Ementa: Atividade agrícola e interdependência com outros setores da economia. Bases fundiárias e sociais: distribuição e tipos de propriedade, de estabelecimentos, de exploração econômica e de relações de trabalho. Bases econômicas do estabelecimento agrícola. A atividade agrícola e a natureza como recurso e restrição. Fatores da produção: terra, trabalho, capital e informação. Comercialização e mercado. Atributos da atividade. Regionalização.

Geografia Regional – Teoria e Regionalização Mundial – GF601

Responsável: Vicente Lemos
Ementa: A Região como categoria de análise da Geografia. Sistemas políticos, econômicos e quadros naturais na organização do espaço mundial. A formação contemporânea dos grandes blocos econômicos e geopolíticos no contexto da globalização da economia e mundialização da cultura. Análise téorica e através de estudos de casos das divisões: países capitalistas/países socialistas, centro-periferia, desenvolvimento/subdesenvolvimento, Norte/Sul. Potências econômicas mundiais. Analisar detalhadamente um continente (a escolher) como estudo de caso.

Análise de Redes e Fluxos (Transportes e Comunicação) – GF602

Responsável: Ricardo Castillo
Ementa: O aumento da circulação como um primeiro movimento para a mundialização. Os meios de transportes, a ocupação especial e a circulação de mercadorias e pessoas. Os meios de comunicação e as novas tecnologias de informação.

Planejamento Territorial – GF805

Responsável: Adriana Bernardes
Ementa: O território como unidade condicionante do planejamento econômico. O planejamento como instrumento de ação política. O papel do estado (Federal, Estadual, Municipal) e das empresas no planejamento do território. A regionalização como instrumento de ação do planejamento. A organização do território impondo-se às ações de planejamento econômico no atual período técnico-científico e informacional. As noções de progresso, desenvolvimento e competitividade como norteadoras do processo de planejamento capitalista. O desenvolvimento geograficamente desigual e os paradoxos do planejamento territorial.