Federação e Território: Organização Política e Ordem Especial – GG034

Responsável: Márcio Cataia
Ementa: A constituição da federação brasileira e a integração do território. O papel condicionante da organização do território na construção da federação. As constituições Nacionais e os novos usos do território. As periodizações políticas e o próprio território como condição da periodização federativa. As fronteiras internas e seu papel na constituição da federação. A integração do território brasileiro e as possibilidades de centralização e descentralização do poder. A construção das regiões e a federação.

A Reorganização do Território Brasileiro no Período da Globalização: A Informação – GG037

Responsável: Adriana Bernardes
Ementa: Os conceitos e o debate necessário: espaço, território, território usado. A periodização e o período atual. A dinâmica globalizadora e a ascensão da variável informação no território brasileiro. O chamado trabalho imaterial. Círculos globais de informação e os contornos de uma nova divisão territorial do trabalho. A urbanização em redefinição. Os centros de gestão do território. São Paulo, um centro informacional. O circuito superior da economia urbana, a dispersão seletiva das modernizações e o novo planejamento territorial (urbana e regional). As ações do Estado e das grandes empresas. O alargamento dos contextos da globalização nas grandes cidades brasileiras: tendências e conflitos.

Espaço, Globalização e Agricultura – GG041

Responsável: Ricardo Castillo
Ementa: Caracterização do espaço geográfico e do território brasileiro no período histórico atual e suas implicações na constituição de regiões agrícolas competitivas e na emergência da logística agro-industrial como variável fundamental. Reconhecimento das novas regiões agrícolas no Brasil e análise dos problemas vinculados à circulação.

Regionalização, Modernização Agropecuária e Urbanização na Formação da Fronteira Agrícola Brasileira – GG051

Responsável: Vicente Lemos
Ementa: A formação e a dinâmica territorial da fronteira agrícola brasileira; os fatores condicionantes da modernização agropecuária e o uso do território brasileiro; a presença da agricultura camponesa e o uso tradicional das terras da fronteira agrícola; o mercado de terras, a estrutura fundiária e o crescimento de conflitos pela posse da terra na fronteira agrícola; a mobilidade do trabalho e a ocupação da fronteira agrícola a partir da segunda metade do século XX; o Estado e as políticas públicas que conduziram a ocupação da hinterlândia brasileira; a regionalização do espaço da fronteira agrícola e seus distintos processos socioeconômicos do passado e do presente; as novas e as velhas dinâmicas do espaço urbano da fronteira agrícola; a modernização técnica do território e a expansão da rede urbana na fronteira agrícola; a modernização e os impactos ambientais na fronteira agrícola brasileira.