Coordenadora: Adriana Bernardes

Em andamento (2009-atual)

Propomos com o presente projeto de pesquisa investigar os usos e a reorganização do território brasileiro resultantes da ação de grandes empresas produtoras de informações. Para operacionalizar esta etapa da pesquisa resolvemos investigar grandes empresas do setor da consultoria em gestão, da publicidade, dos operadores logísticos, bem como agências de rating. São grandes empresas, em geral transnacionais, que controlam, nos setores respectivos, a produção e a difusão (seletiva e hierárquica) das informações. Nos anos 1990 ocorreu acentuada concentração de capital nestes setores econômicos, formando-se verdadeiros monopólios da informação. Pretendemos identificar a formação e a topologia dessas empresas, reconhecer e discutir a conformação de densidades informacionais nos lugares, bem como analisar e discutir os círculos de cooperação que se conformam no país e as implicações para a nova urbanização e regionalização. Tratam-se, outrossim, de profissões, atividades, empresas, circuitos e círculos pouco reconhecidos e insuficientemente avaliados do ponto de vista dos respectivos rebatimentos para a reorganização, o uso e a regulação do território brasileiro. As pesquisas sobre a informação, a reorganização e o uso do território brasileiro nos levam a apreender inúmeras questões relativas à gestão do território no período da globalização, ao novo papel das metrópoles como centros de informações, à nova urbanização diante do impacto das redes de informação, à reorganização das regiões sob um acentuado telecomando, de conteúdo corporativo. Isto posto, esperamos com esta pesquisa problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira.

Integrantes: Fabio Contel, Leandro Trevisan, Hélio Caetano Farias, Ana Paula Mestre, Cristiano Nunes Alves, André Pasti, Helena Fonseca, Patrícia Stahl Merlin, Sérgio H. Teixeira

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.