APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisa CNPq Solos, Paleossolos e Dinâmica da Paisagem foi criado em 2006 e procura congregar pesquisadores, pós-graduandos e graduandos interessados em temáticas referentes à formação de solos e sua interação com os processos superficiais, em diferentes momentos da história geológica da Terra.

 Partimos do pressuposto de que os processos intempéricos que formam solos e perfis de alteração são agentes de destaque na modelagem do relevo nas regiões tropicais úmidas e que podem se manter, em condições específicas, na paisagem por longos períodos. Isso implica que as atuais paisagens são um conjunto de formas e perfis desenvolvidos em diferentes períodos de tempo, sob diferentes condições ambientais, coexistindo na mesma paisagem e ampliando a complexidade de análise.

A complexidade de análise das interações solo x relevo x tempo implicada no uso de diferentes teorias e metodologias para o desenvolvimento dos trabalhos. Abordagens interdisciplinares são imprescindíveis e valorizadas pelo grupo de pesquisa, que trabalha em diferentes regiões do Brasil e também na Argentina e Polônia.

Foto: Diego Sullivan de Jesus Alves – seção transversal de canal com revestimento de argila com fissuração pós-deposicional; horizonte Bt – Cretáceo Superior.

LINHAS DE PESQUISA

As temáticas das Linhas de Pesquisa do Grupo são: Paleossolos, Paleo-superfícies e Perfis de Alteração e Dinâmica da Paisagem. Não necessariamente estas linhas aparecem de forma estanque nos trabalhos do Grupo, mas são eixos centrais de análise, seja nas teorias seja nas técnicas empregadas. Os objetivos destas linhas são os seguintes.

Paleossolos

Descrever, caracterizar e mapear perfis de paleossolos de diferentes períodos geológicos, procurando definir seus paleoambientes de formação e utilizando-se de análises macromorfológicas, micromorfológicas, químicas, mineralógicas e eventualmente cronológicas.

Paleo-superfícies

Identificar, caracterizar, mapear, datar e correlacionar paleo-superfícies, procurando associar estas paleo-superfícies com depósitos sedimentares e/ou perfis de alteração.

Perfis de Alteração e Dinâmica da Paisagem

Associar os diferentes tipos de perfis de alteração e de solos com formas de relevo e suas dinâmicas, em diferentes momentos evolutivos da paisagem.

POSTAGENS RECENTES

Capa do post

Além da Trincheira: uma experiência em sala de aula

Inúmeras são as possibilidades de se comunicar sobre ciência, e é essencial promover e praticar essa diversidade. Aqui, compartilhamos os desfechos de uma atividade educativa na disciplina de Pedologia, realizada por estudantes dos cursos de ...

Reunião anual do IGCP 732

Reunião anual do IGCP 732 – LANGUAGE of the Anthropocene (Lessons in anthropogenic impact: a knowledge network of geological signals to unite and assess global evidence of the Anthropocene): um espaço para trocas e aprendizado ...

Artigo discute ocupação humana inicial e mudanças geomorfológicas no sudeste do Brasil.

A pesquisa apresenta uma integração entre a caracterização da geologia, relevo, solos, sedimentos e de 600 artefatos de rocha lascada encontradas adjacentes a planície do rio Mogi-Guaçu, no centro do estado de São Paulo. Ocupação ...

PUBLICAÇÕES RECENTES

EVENTOS

O evento será realizado de forma concomitante com o VII Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, no Campus da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa-MG. A previsão é que o evento seja realizado entre 28 de julho e 03 de agosto de 2024. O tema da XXI RBMCSA será “Agricultura de Montanha” e a organização está a cargo do Núcleo Regional Leste da SBCS. Agende-se. Em breve mais informações sobre inscrições e envio de resumos.

Texto e imagem: Reprodução @sbcs.solo (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo)

Detalhes

📅de 28 de Julho a 03 de agosto de 2024
📍Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG

Av Peter Henry Rolfs, Campus UFV, Centro
Viçosa, Minas Gerais 36570900 Brasil

Organização: SBCS Núcleo Regional Leste

VÍDEO EM DESTAQUE

Você sabe do que os solos são formados? Neste episódio falamos um pouco sobre a constituição e os arranjos entre as frações dos solos.