Ciência e Engenharia do Petróleo

Ciência e Engenharia do Petróleo

De caráter interdisciplinar, com gestão inter-unidade através da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e do Instituto de Geociências (IG), a Pós-Graduação em Ciências e Engenharia do Petróleo forma Mestres em Ciências e Engenharia do Petróleo e Doutores em Ciências.

O Programa contempla as atividades de Geologia e Geofísica de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poços, Produção de Óleo e Gás, e Gestão de Campos Petrolíferos. Essas atividades são desenvolvidas em duas áreas de concentração: Explotação, e Reservatórios e Gestão.

A área de Explotação engloba atividades de en-genharia de poços (perfuração e completação), e produção de óleo e gás em sistemas terrestres e marítimos. A perfuração visa construir um poço até a jazida subterrânea (reservatório), a completação tem por objetivo equipar o poço para operacionalizar a produção. A atividade de produção envolve o projeto, monitoração e garantia de fluxo de óleo e gás do reservatório até a planta de superfície e ao sistema de armazenagem ou transporte.

A área de Reservatórios e Gestão ocupa-se da integração de dados de natureza diversa (geologia, física e engenharia), para caracterizar os reservatórios petrolíferos e desenvolver os campos de petróleo, analisando os métodos mais apro-priados para otimizar a recuperação de petróleo.

O programa prevê duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses para o mestrado, e mínima de 24 meses e máxima de 48 meses para o doutorado.

Site Oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia do Petróleo
.