Bolsas de agência de fomento a pós-graduação

Para os estudantes regulares, os programas de mestrado e doutorado do Instituto de Geociências possuem quotas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), cuja quantidade é determinada pela avaliação de programas de pós-graduação da CAPES e varia de ano a ano.

As bolsas possuem o prazo máximo improrrogável de 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado. O valor mensal da bolsa é de R$ 1.500,00 para mestrado e de R$ 2.200,00 no caso de doutorado.

A distribuição das bolsas entre os alunos é feita de acordo com uma classificação realizada pela comissão do programa de pós-graduação.

Importante lembrar que a aprovação do candidato na seleção não é garantia de obtenção de bolsa e ainda assim pode não ser concedida no momento de início do curso podendo levar alguns meses até surgir uma bolsa disponível. Nestes casos, as bolsas vigorarão até o limite do prazo de integralização inicial de cada curso: 24 meses para mestrado e 48 para doutorado, a partir do ingresso no curso.

Após o ingresso o estudante pode solicitar, em conjunto com seu orientador, bolsa de estudos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).