Estudante Especial

Datas para pré-inscrição e inscrição para Estudante Especial para o 1º semestre de 2018

  • 06 a 10 de novembro de 2017: Estudante Especial – pré-inscrição para cursar disciplinas isoladas de Pós-Graduação no 1º período letivo, nas Unidades de Ensino.
  • Até 23/02/2018: Período para os professores analisarem e aprovarem as pré-inscrições.
  • 24/02/2018: Divulgação do resultado dos candidatos aprovados para efetuarem a matrícula no Sistema da DAC, via web, com determinadas instruções.
  • 24 a 27 de fevereiro de 2018: Estudante Especial – inscrição em disciplinas isoladas de Pós-Graduação, via Web.
  • 28 de fevereiro a e 01 de março de 2018: Estudante Especial – prazo para as Coordenadorias de Cursos aprovarem pedidos de Inscrição de Estudante Especial em disciplinas Isoladas de Pós-Graduação do 2º período letivo de 2017.
  • 02 de março de 2018: Estudante Especial – DAC divulga na WEB: Relatório de matrícula de Estudante Especial em disciplinas Isoladas de Pós-Graduação do 1º período letivo de 2018.

 

 

 
Instruções para matrícula para Estudante Especial para o 1º semestre de 2018

Para a inscrição de Estudante Especial de Pós-Graduação no 1º período letivo de 2018 é obrigatória a entrega dos documentos acadêmicos exigidos, exceto para os candidatos que foram alunos regulares e/ou formados pela Unicamp.

É o estudante que, não estando matriculado em curso de Pós-Graduação da Unicamp e sendo graduado, recebe autorização das respectivas Coordenadorias de Pós-Graduação, para cursar uma ou mais disciplinas isoladas de Pós-Graduação em um determinado período letivo, e se vier a obter matrícula em curso regular de Pós-Graduação, o estudante especial perde, de imediato, essa condição.

O interessado deve observar os prazos estabelecidos no Calendário Escolar para realizar pré-inscrição, inscrição e na impossibilidade de completar as atividades de uma disciplina, poderá solicitar alteração de matrícula, desistência de matrícula em disciplinas ou abandono justificado.

Pode ser dispensada a exigência de diploma de curso superior a critério da respectiva Coordenadoria de Pós-Graduação.

É expedido pela DAC, à vista dos resultados obtidos pelo aluno, o Certificado de Estudos.

O estudante especial que obtiver sua matrícula em curso regular, mediante solicitação, pode ter os créditos aproveitados, das disciplinas cursadas com aprovação nessa categoria, a critério da Coordenadoria de Pós-Graduação.

Caso o aluno tenha interesse em adquirir a Identidade Estudantil deverá solicitar o documento na Diretoria Acadêmica.

O aluno estrangeiro deverá observar a legislação pertinente, referente aos documentos produzidos no exterior, e o visto consular adequado.

 

Instruções específicas do Instituto de Geociências para pré-inscrição e inscrição, na categoria de aluno especial, em disciplinas de Pós-Graduação

  • O candidato a estudante especial pode ser graduando desde que no último semestre e tal situação seja aceita pelo professor responsável da disciplina pleiteada;
  • O candidato pode efetivar matrícula em apenas uma disciplina por programa de pós-graduação do IG por período letivo, podendo cursar até três disciplinas por programa;
  • É necessário verificar a Lista de Disciplinas dos cursos de Pós-Graduação do Instituto de Geociências. A disciplina CT 002 (Ciência, Tecnologia e Sociedade ) é pré-requisito para se cursar outras disciplinas do Programa de PG em Política Científica e Tecnológica.
  • Para a pré-inscrição o candidato deve preencher e enviar por email apenas o FORMULÁRIO REQUERIDO e ficar atento às datas disponibilizadas em nossa página. Para disciplinas do programa de Política Científica e Tecnológica, além do formulário, é necessário o envio do currículo do candidato resumido em uma página.
  • Após aprovação do professor responsável pela disciplina, o resultado será disponibilizado em nossa página.
  • Os nomes selecionados devem preencher a Ficha de Inscrição, disponibilizada pela Diretoria Acadêmica. No momento da inscrição, você terá que fazer o upload de uma foto 3×4 e dos documentos acadêmicos exigidos, que deverão ser digitalizados. Após o preenchimento, o upload dos documentos e a finalização de sua inscrição, você deverá aguardar a aprovação de seu pedido pela(s) coordenadoria(s) responsável(eis).
  • Após a aprovação pelo Coordenador, você receberá um e-mail automático para consulta ao relatório de matrícula no Sistema Acadêmico.

 

 

Alteração de Matrícula

O estudante especial deve preencher o formulário de alteração de matrícula e entregá-lo no atendimento da DAC, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. No formulário deve constar a assinatura do coordenador de Pós-Graduação responsável pela disciplina.

 

Desistência de Matrícula em Disciplinas

O estudante especial deve preencher o formulário de desistência de matrícula em disciplina e entregá-lo no atendimento da DAC, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. No formulário deve constar a assinatura do coordenador de Pós-Graduação responsável pela disciplina.

Consultar também site da Diretoria Acadêmica:
http://www.dac.unicamp.br/portal/pos/estudante_especial/