Eventos Nacionais e Internacionais

O mais importante evento internacional da área de Educação em Geociências deverá ocorrer no Brasil, em Campinas, no ano de 2018: a GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the International Geoscience Education Organisation (IGEO), devendo ser amplamente suportada pelo Programa e coordenada pelos seus membros.

O PEHCT contribuiu decisivamente em 2015 para retomada da série de Simpósios de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra (EnsinoGEO 2007, 2009 e 2011, 2015), que haviam sido suspensos em 2013. O VI Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra / EnsinoGEO-2015 foi realizado sob o tema “Ética da Terra e do lugar onde vivemos”, em paralelo aos demais eventos promovidos pelos Núcleos São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro/Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Geologia – SBGeo: 14º Simpósio de Geologia do Sudeste / GEOSUDESTE 2015 e 8º Simpósio do Cretáceo do Brasil. Os eventos tiveram lugar de 26 a 29 de outubro de 2015 na cidade de Campos do Jordão, SP. Considerando-se os três simpósios simultâneos, o número de trabalhos inscritos foi mais expressivo no EnsinoGEO-2015, refletindo o interesse da comunidade pelos temas relacionados à educação e difusão do conhecimento.

Em 2015 realizou-se evento de grande relevância, na cidade do Rio de janeiro, organizado em conjunto pela UniRIO e Unicamp, o I Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Básica (GEOEDUCA), realizado no Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de 3 a 7 de março de 2015. O Tema principal do encontro foi “Relações entre Educação, Ciência, Meio Ambiente e Cultura”; as atividades incluiram palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos nos formatos oral, pôster e outros e excursão ao Monumento Natural do Pão de Açúcar, além de oficinas pré-evento e excursão ao Patrimônio Geológico do Rio de Janeiro, pós-evento.

O envolvimento do PEHCT com eventos de abrangência nacional e internacional pode ser mais bem avaliado pelo fato de que a próxima edição do EnsinoGEO ocorrerá em 2016, em paralelo ao 48º Congresso Brasileiro de Geologia, na cidade de Porto Alegre (RS).