O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) envolve pesquisas e estudos relacionados com múltiplos aspectos do conhecimento da Terra. O PEHCT é um núcleo pioneiro na área de Educação em Geociências no cenário nacional e continua sendo o único PPG brasileiro que conecta vigorosamente as áreas de Geociências e Ensino. As áreas recobertas por pesquisas de docentes e alunos do programa expandem-se continuamente, em função de múltiplos interesses e diversificadas aplicações: currículos e programas de distintos níveis de ensino, formação de professores, História das Ciências Naturais, divulgação científica, ensino e aprendizagem, material didático, inovação em tecnologias educacionais, educação ambiental, patrimônio geológico, geoconservação, geoturismo, legislação e direito ambiental.

O PEHCT é também um núcleo de pesquisa com permanente esforço de desenvolver ações acadêmicas e políticas vinculadas ao movimento de melhoria do Ensino de Ciências da Terra e Ciências Ambientais, do nível fundamental ao superior.

Professores e alunos do PEHCT estão diretamente envolvidos com entidades internacionais, como a IGEO – International Geoscience Education Organization, a INHIGEO – International Commission on the History of Geological Sciences, a AEPECT – Asociación Española para la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. No plano nacional, o PEHCT participa ativamente das ações da SBG – Sociedade Brasileira de Geologia, Fórum Nacional de Cursos de Geologia e Fórum de Coordenadores de Cursos de Licenciaturas em Ciências. A presença tem sido efetiva junto à SBG ao longo da última década, notadamente no que se refere à coordenação e organização dos concorridos Simpósios e Sessões Técnicas sobre Ensino e Educação em Geociências, dentro dos congressos brasileiros de Geologia, bienais, e dos congressos internacionais de Geologia dos países de língua portuguesa, igualmente bienais.

Professores e alunos do PEHCT estão envolvidos com formação continuada de professores para ensino fundamental e médio em temas relacionados a Geografia, Ciências e Geociências; atividades de Geociências relacionadas a museus e muitas outras ações que criam condições propícias para investigar Ensino e História de Ciências da Terra. Cursos e oficinas dirigidos a professores de educação básica são programados com certa regularidade, em função da demanda e da disponibilidade dos participantes.

A elaboração, teste e pesquisa de materiais didáticos apoiados em investigações sobre aprendizagem de Geociências continuam a ser relevante desafio, cujo equacionamento deverá contribuir para aumentar a qualidade de cursos de graduação, assim como cursos de formação técnica especializada, com efeitos sensíveis na educação básica.

PROGRAMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA