O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Geociências, criado em 1984 tem por finalidade a formação de recursos humanos capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, educacional, histórico, tecnológico e econômico do setor geológico-mineral brasileiro, levando em conta as necessidades e o bem-estar da comunidade, a preservação do meio ambiente e o progresso social e político do País. Conduz aos títulos de Mestre em Geociências e Doutor em Ciências na área de concentração Geologia e Recursos Naturais.

Os objetos de estudo da área de Geologia e Recursos Naturais são (1) o aproveitamento de recursos naturais e suas condicionantes geológicas, sociais, políticas, legais, econômicas e ambientais e (2) a natureza e origem das províncias metalogenéticas, dos reservatórios de petróleo e de outros recursos naturais do Brasil, visando estabelecer teorias e parâmetros que contribuam à descoberta e ao aproveitamento desses recursos. Esta temática ampla tem suas características específicas definidas por cinco linhas de pesquisa.

  • Análise de Bacias Sedimentares
  • Evolução Crustal e Metalogênese
  • Geoquímica Ambiental e Analítica
  • Geotecnologias Aplicadas ao Estudo dos Recursos Naturais
  • Política e Gestão de Recursos Naturais

A Área de Concentração de Geologia e Recursos Naturais foi implantada em 2004. O Programa de Pós-Graduação em Geociências descontinuou no ano de 2010 a linha de pesquisa Economia dos Recursos Minerais, oferecida desde 2005, devido ao falecimento do seu principal líder e entusiasta, o Prof. Dr. Saul Suslick.