Grupos

Análise de Bacias Sedimentares
Início: 2004
Líder: Giorgio Basilici, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: Este Grupo aplica a sedimentologia, a paleontologia e a paleopedologia como meios para a caracterização das rochas sedimentares e do próprio conteúdo. Os alvos principais são: 1) Definição de modelos geométricos das rochas sedimentares. 2) A evolução dos processos deposicionais e paleopedogenéticos e a definição dos fatores de controle. 3) Os estudos tafonômico de restos vegetais. 4) A evolução da vegetação fanerozóica na América do Sul. Como a maioria dos recursos não renováveis da terra é contida nas rochas sedimentares, seja eles de origem primária que secundária, é de extrema importância o conhecimento da posição espacial das rochas sedimentares e os fatores que controlam a própria formação. A parte do grupo que se ocupa de sedimentologia está atualmente trabalhando em modelos geométricos e sequenciais de rochas sedimentares originadas em (1) sistemas de plataforma clástica e (2) sistemas desérticos antigos e recentes, e (3) na simulação física de fluxos deposicionais gravitacionais em tanque. O parte do grupo que se ocupa de paleontologia se ocupa de (1) estudos tafonômico de fitomacrorestos em sistemas deposicionais continentais atuais e do (2) desenvolvimento de novas metodologias de análises paleofitogeográficas. O objetivo é obter uma melhor compreensão de novas formas de análises do registro fossilífero que possam auxiliar no conhecimento da evolução da vida sobre o planeta Terra.
Pesquisadores: Alessandro Batezelli, Alexandre Campane Vidal, Carolina Zabini, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, Giorgio Basilici.
Estudantes: Amanda Midory Rios, Ariel Milani Martine, Emerson Ferreira de Oliveira, Flávia Callefo, Francisco Hernan Santiago Rios, Fábio Simplicio, Guilherme Furlan Chinelatto, Isabela Jurigan, Isabela Marques, Isadora Marchetti, Julia Tucker Vasques, Juliana Sampaio da Costa, Luiz Ricardo Meneghelli Fernandes, Marcus Vinicius Theodoro Soares, Mateus de Godoy Krettelys, Thiago Pereira Araújo, Vitor Vitti Costa, Áquila Ferreira Mesquita.

Estudos paleoambientais e ambientais
Início: 2008
Líder: Sueli Yoshinaga Pereira, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: O grupo de pesquisa visa realizar estudos integrados no sentido de desenvolver modelos que auxiliem na compreensão do meio ambiente, sua dinâmica relacionada a evolução às biotas terrestres e sua interação com o meio físico. Além disso este grupo pretende entender as transformações que ocorrem com a interferência antrópica.
Pesquisadores: Anna Hoffmann Oliveira, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, Marcello Alves Costa, Melina Mara de Souza, Paulo Ricardo Brum Pereira, Rafael Souza de Faria, Sueli Yoshinaga Pereira.
Estudantes: Ariel Milani Martine, Daniele da Silva Zangrossi, Flávia Callefo, Francisco Hernan Santiago Rios, Gustavo Klinke Neto, Isabela Jurigan, Isadora Marchetti, Juliana Sampaio da Costa, Maria Cecília Sodero Vinhas, Paulo Edmundo da Fonseca Freire, Sandra Aparecida Simionato Tavares.

Evolucão Crustal e Metalogênese
Início: 2003
Líder: Elson Paiva de Oliveira, Roberto Perez Xavier
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: O grupo dedica-se a reconstituir a evolução geológica do território brasileiro e áreas adjacentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de entender os fatores que controlam a formação de depósitos minerais e com isto estabelecer modelos genéticos que podem subsidiar a exploração mineral. O grupo utiliza todos os métodos e ferramentas geológicas (geocronologia, petrologia, geoquímica, geoquímica isotópica, inclusões fluídas, geologia estrutural, estratigrafia, sedimentologia, geofísica, sensoriamento remoto) necessários para a compreensão da evolução geotectônica, com interesse especial nos controles geológicos que determinam a situação, localização e valor econômico de recursos naturais. Os trabalhos de pesquisa concentram-se especialmente nas regiões com reconhecido potencial metalogenético do território brasileiro, como a Província Mineral de Carajás (Pará), o Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais), a Província Aurífera de Alta Floresta (Mato Grosso) e a região nordeste.
Pesquisadores: Alvaro Penteado Crósta, Carlos Roberto de Souza Filho, Carolina Penteado Natividade Moreto, Dr Sanjeet Kumar Verma, Elson Paiva de Oliveira, Emilson Pereira Leite, Jacinta Enzweiler, Lena Virginia Soares Monteiro, Maria José Maluf de Mesquita, Roberto Perez Xavier, Ticiano José Saraiva dos Santos, Wagner da Silva Amaral.
Estudantes: Danilo Barbuena, Diogo Isamu de Almeida Okuno, Emilio Miguel Junior, Fernanda Rodrigues da Silva, Gabriel Sombini dos Santos, Gustavo Henrique Coelho de Melo, Izabel Mozena, José Henrique da Silva Nogueira de Matos, Manimala Muniswamy, Marcela Roberta Moretti, Marco Antonio Delinardo da Silva, Maurício Rigoni Baldim, Michele Zorzetti Pitarello, Paola de Melo Silva, Pavel Emil Canabi Quispe, Rafael de Vasconcellos Teixeira, Rafael Rodrigues de Assis, Rodrigo César Teixeira de Gouvêa, Rosana Mara Rodrigues, Silvana Costa Ferreira, Stefano Albino Zincone, Victor Ruiz Câmara Schmidt.

Geodinâmica Externa e Meio Ambiente
Início: 2016
Líder: Alfredo Borges de Campos
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: O grupo congrega pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e realiza pesquisas multi e interdisciplinares com foco no entendimento de processos relacionados à geodinâmica externa e ao meio ambiente. Os temas de pesquisa de interesse do grupo incluem a gênese, evolução e dinâmica das águas, sedimentos, solos, regolitos, e relevo; e a análise e proposição de mecanismos e ações de planejamento, uso do solo, gestão e remediação ambiental. O grupo conta com infraestrutura física, incluindo salas e laboratórios, número significativo de estudantes de graduação e pós-graduação, e financiamento de órgãos de fomento como CNPq e FAPESP. O grupo mantém parcerias e convênios de cooperação científica em âmbito nacional e internacional, e realiza e participa de eventos científicos de relevância para os temas investigados. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo são publicadas em periódicos indexados de circulação nacional e internacional, relatórios de pesquisa, livros e capítulos de livros.
Pesquisadores: Alessandro Batezelli, Alfredo Borges de Campos , Emilson Pereira Leite, Flávia Luciane Consoni de Mello, Francisco Sergio Bernardes Ladeira, Gelvam André Hartmann, Jefferson de Lima Picanço, Lindon Fonseca Matias, Regina Célia de Oliveira, Ricardo Perobelli Borba, Rosana Icassatti Corazza , Wanilson Luiz Silva.
Estudantes: Bianca Marcuz, Gustavo da Silva Paulo, Natália Benini Silva.

Geoquímica Ambiental e Analítica
Início: 2008
Líder: Jacinta Enzweiler, Bernardino Ribeiro de Figueiredo
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: O grupo realiza estudos integrados em regiões geográficas, bacias hidrográficas e em áreas de estuário com abordagens geoquímicas, geofísicas e ecotoxicológicas. Em geoquímica ambiental as pesquisas enfatizam áreas de mineração, urbanas e rurais. Realiza pesquisas em geoquímica analítica, experimentais de aplicação de tecnologias de mitigação e remediação ambientais e de avaliação dos efeitos da poluição na saúde humana. Os pesquisadores orientam alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O grupo realiza cursos de extensão universitária, publica materiais didáticos, livros e artigos científicos, participa em bancas de mestrado, doutorado e concursos públicos. O grupo mantém laboratórios de pesquisa, coordena e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento, realiza e participa de eventos científicos, seminários e listas de discussão técnico-científica, presta assessoria científica e técnica, participa de conselhos editoriais e mantêm convênios de cooperação científica.
Pesquisadores: Alfredo Borges de Campos, Bernardino Ribeiro de Figueiredo, Cátia Vanessa Maio Gonçalves, Eduardo Mello De Capitani, Jacinta Enzweiler, Ricardo Perobelli Borba, Wanilson Luiz Silva.
Estudantes: Bianca Marcuz, Bruno Cesar Mortatti, Camila de Campos Souza, Isabella Longhi Bulia, Izabel Mozena, Luiza de Carvalho Mendes, Lídia Maria Diniz Gurgel, Marilza Silva Vanderlei, Marina Smidt Celere Meschede, Natália Benini Silva, Paula Regina Coeli Barbosa Senna, Robson Leocádio Franklin, Thais Takayassu Magaldi, Thaís de Paula Marteleto.

Geotecnologias
Início: 2002
Líder: Alvaro Penteado Crósta, Carlos Roberto de Souza Filho
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: O foco de pesquisa do grupo abrange os métodos de extração de informações geológicas a partir de imagens de satélite, dados aerogeofísicos e geoquímicos, bem como metodologias de análise espacial integrada desses dados utilizando sistemas de informações geográficos (SIG). São desenvolvidas e aplicadas técnicas de processamento de informações georreferenciadas, tais como processamento digital de imagens, geoestatística e sistemas especialistas. Os benefícios desse trabalho se refletem particularmente na indústria mineral e de petróleo/gás, mais especificamente na área de exploração (busca de novas jazidas desses bens minerais). Os resultados obtidos pelos pesquisadores do grupo, em conjunto com alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), têm beneficiado as indústrias mineral e petrolífera, com as quais os membros do grupo mantêm forte interação.
Pesquisadores: Adalene Moreira Silva, Alexey Novoselov, Alvaro Penteado Crósta, Armando Zaupa Remacre , Carlos Roberto de Souza Filho, Cleyton de Carvalho Carneiro, Diego Fernando Ducart, Emilson Pereira Leite, Flavia de Souza Mendes, Gelvam André Hartmann, Giuliana Clarice Mercuri Quitério, Ieda Del’Arco Sanches, Juliano Alves de Senna, Marcos Alberto Rodrigues Vasconcelos, Pedro Filipe de Oliveira Cordeiro, Rebecca Del Papa Moreira Scafutto
Rosa Elvira Correa Pabón, Samuel William Murphy, Sebastiao Milton Pinheiro da Silva, Talita Lammoglia, Teodoro Isnard Ribeiro de Almeida, Thais Andressa Carrino, Veraldo Liesenberg, Wilson Jose de Oliveira.
Estudantes: Adelsom Soares Filho, Alcione Moreira do Carmo, André Luiz Pontara Torres, Bruno Bronzati Giacomini, Danilo Barbuena, Diego Diez Garcia, Emanuel Amorer Hernandez, Gabriela Caroline Basaglia, Grace Juliana Gonçalves de Oliveira, Johann Lambert Silva, João Gabriel Motta, João Luís Carneiro Naleto, Jussara Sanchez Secco, Júlio César Ferreira, Keyla Thayrinne Oliveira Coimbra, Luciana de Oliveira Pereira, Lucíola Alves Magalhães, Manoel Augusto Corrêa da Costa, Marcela Taborda Stolf, Marcelle Rose Miyazaki, Mariana Velcic Maziviero, Matheus Pinheiro Ferreira, Paulo Eduardo Locatelli, Paulo Miguel Haddad Martim, Rafael Amaral Cataldo, Roberta Tomi Mori, Rodrigo dos Reis Salles, Saeid Asadzadeh, Salete Gürtler.

Paleontologia e Estratigrafia do Triângulo Mineiro
Início: 2016
Líder: Thiago da Silva Marinho
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Pesquisadores: Agustin Guillermo Martinelli, Fabiano Vidoi Iori, Luiz Carlos Borges Ribeiro, Pedro Henrique Morais Fonseca, Thiago da Silva Marinho.
Estudantes: Julian Cristian Gonçalves da Silva Junior.

Recursos Hídricos Subterrâneos e Gestão em Bacias Hidrográficas
Início: 2000
Líder: Sueli Yoshinaga Pereira
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões: Essa grupo de pesquisa visa entender de modo integrado o ciclo hidrológico e o papel da água subterrânea dentro deste contexto maior. Para isso, definiu-se duas linhas de pesquisas principais: o estudo das condições de ocorrência das águas subterrâneas e sua interação dentro do ciclo hidrológico, a interferência das atividades humanas na qualidade e quantidade do recurso. A outra linha de pesquisa, a gestão da água em bacias hidrográficas visa o conhecimento da dinâmica da água, as interferências humanas nessa dinâmica e definição de critérios e modelos de gestão do Recurso Água, nas bacias hidrográficas. Acredita-se que essas linhas sejam complementares, onde metodologias de abordagem de estudos sejam adaptadas e desenvolvidas visando principalmente buscar respostas no que se refere a gestão racional das águas superficiais e especificamente das águas subterrâneas, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Pesquisadores: Adalene Moreira Silva, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco, George de Paula Bernardes, Hildebrando Herrmann, Lucio Carramillo Caetano, Paulo Ricardo Brum Pereira, Silvio Jorge Coelho Simoes, Sueli Yoshinaga Pereira.
Estudantes: Heber Luiz Caponi Alberti, Nathália Pozzi Arcaro.