Laboratórios

1. Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (LGAA): Destina-se às atividades de pesquisa, ensino e discussões epistemológicas no âmbito da geomorfogênese, cartografia geomorfológica e seus significados para trabalhos de estudos ambientais, sobretudo diagnósticos. Encontra-se implantado no prédio novo do IG, conta com espaço físico, equipamentos e acervo de cartas, mapas e mosaicos aerofotogramétricos escala aproximada 1:25.000 (1962) do Estado de São Paulo. Serve também como local das reuniões científicas dos docentes e alunos ligados à área de pesquisa em Geomorfologia. Sua capacidade atual caracteriza-se por mobiliário convencional, incluindo estantes, duas mesas grandes para elaboração e análises de mapas. Possui também equipamentos de campo, assim como microcomputadores, monitores, impressoras, além de materiais diversos oriundos de projetos aprovados pela FAPESP e CNPq. Conta também com um técnico de nível superior, geógrafo com doutorado, que auxilia nas atividades desenvolvidas no laboratório e também participa de atividades de pesquisa e ensino.
2. Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN): Está instalado no prédio novo do IG. Destina-se às atividades de pesquisa e ensino, como local de discussões científicas e epistemológicas no âmbito da análise territorial. Destina-se ainda a sediar as atividades de intercâmbios e pequenos eventos. Conta com mobiliário convencional (mesas, estantes, cadeiras, arquivos) e microcomputadores.
3. Laboratório de Solos: Sediado na Faculdade de Engenharia Agrícola, este laboratório é localizado na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP e é utilizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia para realização de análises granulométricas de materiais coletados em campo. O Laboratório é credenciado nacionalmente e possui selo de qualidade.
4. Laboratório de Estudos Climáticos do Instituto de Geociências (LECLIG): Este laboratório localiza-se nas dependências do prédio novo do IG e serve como local para desenvolvimento de estudos relativos a eventos atmosféricos extremos com projetos de Pós-graduação, Iniciação Científica e TCC, realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa com ênfase em Eventos Extremos Atmosféricos relacionados a Desastres Naturais (GPEX).
5. Laboratório de Geografia Urbana: Funciona no prédio novo do IG, congregando os docentes e os alunos dos três níveis (Graduação, Mestrado e Doutorado) que participam dos projetos de pesquisa na área temática; organiza eventos e estimula os debates e reflexões, tomando, ainda, como referência, as atividades das disciplinas de Geografia Urbana, Meio Ambiente Urbano e Metodologia da Geografia, na graduação, e disciplinas da pós-graduação. Possui microcomputadores, monitores, impressoras, acervo bibliográfico e material didático.
6. Laboratório de Análise Espacial e Geoprocessamento: No momento está localizado no prédio anexo da pós-graduação. Destina-se a congregar docentes e alunos nas pesquisas que utilizam Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistemas de Tratamento de Imagens orbitais (PDI), desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Análise Espacial. O laboratório possui microcomputadores com licenças de softwares de última geração para geoprocessamento: ENVI 4.1, ArcGIS 9.2 e DEFINIENS PROFESSIONAL 5.0. Foi implantado em 2008 com apoio financeiro da FAPESP.
7. Laboratório de Processamento de Informações Geo-referenciadas (LAPIG): possui estrutura avançada de equipamentos e programas para atender as várias áreas das Geotecnologias, incluindo o Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Cartografia Digital, Geoestatística e Geofísica. Esta estrutura inclui microcomputadores de alto desempenho (17 unidades) e dispositivos periféricos (scanner e plotter colorido de dimensões A0, impressoras coloridas, gravadores/leitores de DVD-CD-ROM). Os aplicativos de software abrangem os principais sistemas de PDI, SIG e Geofísica: ArcGIS 10 Desktop, ET GeoTools 9.5 for ArcGIS, ET GeoWizards, ENVI, Spring, ERDAS ER Mapper, ENVI, ERDAS IMAGINE, ET Surface e Geosoft disponíveis no mercado mundial.
8. Laboratório de Ensino Informatizado (LEI): é utilizado para atividades didáticas e na preparação de textos; conta com 15 microcomputadores de alta performance todos ligados em rede e com disponibilidade de impressão via rede. Os aplicativos de software abrangem os principais sistemas de PDI, SIG e Geofísica: ArcGIS Desktop, ET GeoTools 9.5 for ArcGIS, ET GeoWizards, ENVI, Spring, ERDAS ER Mapper, ENVI, ERDAS IMAGINE, ET Surface disponíveis no mercado mundial.
9. Laboratório de Geo-Informática (LAGEO): destina-se prioritariamente ao desenvolvimento de atividades didáticas práticas; conta com 32 microcomputadores todos ligados em rede e scanner de mesa A-4. Os aplicativos de software abrangem os principais sistemas de PDI, SIG e Geofísica: ArcGIS Desktop, ET GeoTools 9.5 for ArcGIS, ET GeoWizards, ENVI, Spring, ERDAS ER Mapper, ENVI, ERDAS IMAGINE, ET Surface disponíveis no mercado mundial.
10. Laboratório de Editoração Gráfica (LEG): destina-se à produção de material gráfico para teses e trabalhos científicos, contando com 11 microcomputadores ligados em rede, scanner de mesa, impressoras laser P&B e colorida.