O Programa

O Programa de Pós Graduação em Geografia, já consolidado e completando uma década desde a sua implantação, o que motivou a realização de evento comemorativo e avaliativo realizado no mês de setembro do ano de 2012, contando com ex-coordenadores do programa, docentes e discentes, mais representantes das áreas científicas do CNPq (Geografia Humana e Geografia Física) e da coordenação da Capes (Área de Geografia) e convidados, o que permitiu avaliar as conquistas conseguidas pelo Programa e, também, apontar os desafios vindouros com a definição de metas a serem alcançadas no próximo decênio em termos de desenvolvimento e produção científica, além da formação de recursos pós-graduandos, resultou em avaliação de que o Programa se constitui na atualidade como referência para os geógrafos em formação, alcançando uma dimensão nacional e internacional, além do âmbito local e regional. O quadro de alunos demonstra de modo crescente este desempenho, acolhendo egressos do próprio curso de graduação da Universidade Estadual de Campinas e de outras universidades brasileiras, assim como geógrafos e profissionais de áreas correlatas da nossa região, de estados brasileiros e, ampliando-se nos últimos anos, também de outros países, como Cuba, México, Peru, Colômbia e Venezuela. Este perfil tem correspondido à natureza da própria Unicamp que é dinâmica, inovadora e criativa em seu processo de desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, reconhecido nacional e internacionalmente e que, no momento, desenvolve intenso programa para internacionalização da universidade, o que também reflete diretamente no Programa de Pós-Graduação em Geografia, com um número crescente de atividades e intercâmbios sendo realizados com instituições internacionais.

Desde o seu início o Programa priorizou a capacitação de profissionais qualificados para a Pesquisa, para a Docência e para as novas demandas do mercado de trabalho, estimulando seus alunos a produzirem e divulgarem o conhecimento geográfico em diferentes eventos científicos, com a exposição dos métodos e metodologias aprendidas nas mais diversas abordagens, seja com enfoque nas áreas físicas, nas humanidades ou nas áreas tecnológicas. Desse modo, o Programa busca propiciar um amplo desenvolvimento científico e incentivar a formação e o conhecimento crítico da ciência geográfica no desenvolvimento de investigações robustas e pesquisas bem fundamentadas em métodos e paradigmas que orientem as análises socioespaciais, com o suporte das geotecnologias atuais.

O resultado deste trabalho já é visível na qualidade de inúmeras dissertações e teses produzidas no Programa, assim como pela participação de nossos alunos, com apresentação de trabalhos, em eventos nacionais e internacionais, e a produção científica publicada em importantes periódicos nacionais e internacionais, além da já existente atuação dos egressos em importantes funções na sociedade. As disciplinas oferecidas, assim como o perfil dos seus docentes e as atividades conjuntas de investigação, nucleadas pelos Grupos de Pesquisa e Laboratórios, usuários de uma excelente infraestrutura instalada, constantemente atualizada para dar suporte às novas abordagens e técnicas, dão suporte a este projeto. Da mesma forma, o rico intercâmbio com outras instituições de ensino e pesquisa, ou mesmo com os Núcleos de Pesquisa da própria universidade, tais como o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), o Núcleo de Estudos de População (NEPO), o Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB), o Centro de Memória (CMU) e o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), entre vários outros reconhecidos por seus projetos e pesquisas, vem auxiliar no objetivo de fornecer as bases teóricas e metodológicas para os alunos em formação, em consonância ao perfil desejado para o egresso.

Com estes objetivos, o Programa já produziu, desde 2002, ano de sua implantação, até dezembro de 2012, portanto numa década, 142 dissertações e 57 teses, totalizando 199 trabalhos concluídos, o que significa uma média anual superior a 14 dissertações e 05 teses defendidas ao ano, algumas delas reconhecidas por sua excelência por prêmios outorgados pela Capes. Vale destacar que estes números são crescentes, por exemplo, em 2012 foram realizadas 32 defesas, sendo 16 dissertações e 16 teses, o que demonstra a efetividade do curso. A inserção e a atuação dos egressos também fornecem uma indicação da evolução e da qualidade do Programa, sendo que este conta com vários ex-alunos já incorporados à vida profissional como docentes e pesquisadores de Universidades Federais, Estaduais, Fundações, Institutos e Faculdades Privadas, formando novos grupos de pesquisa; como professores concursados da rede pública de ensino básico, ou trabalhando em Prefeituras Municipais, em ONGs, consultorias ou assessorias, empresas privadas, não somente no estado de São Paulo mas por todo o território nacional.

Tendo por referência a Área de Concentração em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, o Programa possui, atualmente, 43 Projetos de Pesquisa a ele associados, sendo 20 na Linha de Pesquisa Dinâmica Territorial: Sistemas Técnicos Atuais e Novas Práticas Sócio-espaciais, e 23 na Linha de Pesquisa Sistemas de Informação Geográfica, Análise dos Componentes Naturais da Paisagem e das Transformações Decorrentes do Uso e Ocupação, demonstrando um desempenho de certo equilíbrio entre as linhas de pesquisa e seus docentes. Tais Projetos possuem financiamento da FAPESP, CNPq ou CAPES, assim como captam outros auxílios como os da FAEPEX/Unicamp. Esses Projetos representam Grupos de Pesquisa em sua maioria já consolidados e aglutinam pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação na produção de trabalhos técnicos e acadêmicos que representam o Programa em Conferências, Simpósios, Congressos, publicações em periódicos, em coletâneas de livros, em livros, entre outras produções divulgadas no âmbito local, regional, nacional e internacional.

Neste sentido, deve-se ainda destacar a atuação dos docentes do Programa em Grupos de Pesquisa do CNPq, como líderes ou pesquisadores, onde a presença dos pós-graduandos possui uma representação considerável. Todos os docentes estão vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, como líderes ou pesquisadores, em grupos registrados na UNICAMP ou outras universidades. Sobre o Corpo Docente do Programa, formado por 24 doutores, em sua totalidade, este possui 19 docentes que integram o Corpo Permanente, dos quais 15 mantêm vínculo com a Unicamp em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), 1 em Regime Celetista como Pesquisadora, 2 são professoras aposentadas da Unicamp, ligados ao Programa de Pós-Graduação, e 1 é professor da Unesp-Campus Ourinhos em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Do total de docentes, 5 são Professores Titulares, 3 são Livres-Docentes e 3 são Pós-Doutorados. Entre os 5 professores Colaboradores, 4 estão associados ao Programa apenas para orientação, e um docente mantém atividades de orientação, docência e pesquisa. Do quadro de Docentes Permanentes 90% são geógrafos, apenas 2 professores possuem outra formação, no caso um geólogo que atua na área de geotecnologias e um meteorologista que atua na área de climatologia. O quadro docente é estável e não apresenta mudanças significativas após sua consolidação nos últimos anos. Ressalte-se que o Programa conta com 12 professores bolsistas de produtividade do CNPq. Destaca-se que o corpo docente da Unicamp é avaliado periodicamente pelos órgãos competentes da Instituição (Conselho Departamental, Congregação do Instituto, Comissão de Especialistas e Comissão de Avaliação e Desenvolvimento Institucional – CADI) em instâncias superiores quanto às atividades de docência, pesquisa, extensão e atividades administrativas, mediante a avaliação de Relatórios Trienais (doutores), Quadrienais (livre-docentes) ou Quinquenais (titulares) de Atividades. Na ocasião, a Comissão de Pós-Graduação avalia a atuação do docente no Programa emitindo parecer circunstanciado.

No período de 2009 a 2012, com estabelecimento de convênio entre a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (BA), foi realizado o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Geografia, Modalidade MINTER com realização de dez (10) defesas de mestrado e avaliação final positiva.

No momento encontra-se em preparação um convênio entre a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual da Bahia – UNEB para realização de Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Geografia, Modalidade DINTER a ser oferecida nos Campus de Santo Antônio de Jesus, prevendo a formação de 16 doutores no período de 2013 a 2017, a ser submetido proximamente à avaliação da Capes.