Intercâmbio institucional

Após conquistar a nota 5 na última avaliação da Capes, o Programa de Pós-Graduação em Geografia vem desenvolvendo ações mais direcionadas para estabelecimento de um maior número de Convênios, sobretudo os internacionais. O Programa de Pós-Graduação em Geografia, representado por seus docentes e alunos, vem se beneficiando dos convênios mantidos pelo Instituto de Geociências e pela própria Unicamp que, nos últimos anos, vem realizando ações prioritárias para sua internacionalização com estabelecimento de diversos convênios com instituições internacionais.

No ano de 2012 foi concluído o Convênio Modalidade MINTER, com a Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), totalizando a defesa de 10 dissertações de mestrado. Apenas 2 alunos não concluíram o curso devido a problemas de ordem pessoal que os fez desistir na fase final de conclusão da dissertação, embora tenham acompanhado as atividades até aquela fase. A avaliação final do convênio resultou positiva tendo atingido seu objetivo principal com a formação de recursos pós-graduados para uma área carente do país, sendo que a maioria dos egressos já está atuando na universidade ou instituições públicas da região.

Outra importante parceria vem sendo realizada por docentes do Programa com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do PROCAD/CAPES que tem propiciado um intenso trabalho conjunto com pesquisadores daquela instituição.

No estado de São Paulo, as parcerias mais recorrentes ocorrem com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Campus Rio Claro e Campus Ourinhos), com a participação de docentes em disciplinas e orientações em nível de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), e com a Universidade de São Paulo (USP), com o intercâmbio de docentes e alunos para a participação conjunta em disciplinas, projetos, cursos, palestras, bancas, publicações, entre outras. Com o objetivo de estreitar as parcerias e otimizar os recursos materiais, assim como as possibilidades de partilhar atividades comuns (como a vinda de professores visitantes, palestrantes, projetos e intercâmbios) temos ampliado, em várias áreas acadêmicas, a rede de contato neste âmbito das universidades estaduais paulistas. Grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq são resultados concretos dessas parcerias.

Alguns convênios nacionais mantidos pelo Instituto de Geociências e que interessam ao Programa de Geografia são listados a seguir:

1. IG/UNICAMP – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM);

2. IG/UNICAMP – Universidade de Brasília/Instituto de Geociências;

3. IG/UNICAMP – Universidade de São Paulo/Instituto de Geociências;

4. IG/UNICAMP – Universidade Estadual Paulista/Instituto de Geociências (UNESP);

5. IG/UNICAMP – Flona Ipanema/IBAMA-Sorocaba;

6. IG/UNICAMP – Universidade de Coimbra Portugal;

7. IG/UNICAMP – Universidade Federal do Maranhão;

8. IG/UNICAMP – Universidade Federal de Goiânia.

Estes convênios destinam-se, em sua maioria, a trabalhos voltados às áreas de Cartografia, Geomorfologia, Pedologia, Sensoriamento Remoto, Geografia Urbana, Geografia Política, Geografia Agrária, Climatologia com vistas ao aproveitamento nos estudos de dinâmica ambiental.

 

Intercâmbios com Universidades estrangeiras.

A UNICAMP como um todo tem promovido uma série de ações visando sua internacionalização, vários convênios têm sido firmados com prestigiosas universidades internacionais e editais de incentivo para intercâmbio de docentes e discentes, especialmente de pós-graduação, e desenvolvimento de pesquisas em comum estão sendo firmados. O Programa de Pós-Graduação em Geografia tem buscado usufruir ativamente dessas ações.

Alguns Convênios Internacionais em andamento, em 2012, no Instituto de Geociências, que beneficiam o Programa de Pós-Graduação em Geografia:

1. IG/UNICAMP – University of Alberta, Edmounton, Alberta, Canadá;

2. IG/UNICAMP – The Open University, Reino Unido;

3. IG/UNICAMP – University of Western Australia;

4. IG/UNICAMP – Universidade Complutense de Madrid (UCM);

5. IG/UNICAMP – Università degli Studi di Genova.

 

Algumas relações institucionais mantidas por docentes ou discentes do Programa:

1. Com o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para intercâmbio entre professores visitantes e alunos de pós-graduação.

2. Com o Instituto de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde professores do nosso Programa mantêm intercâmbio e já participaram de atividades acadêmicas e científicas, com a realização de conferências e palestras, bem como professores de Coimbra já realizaram visitas em nosso Programa de Pós-graduação.

3. Intercâmbio entre o Departamento de Geografia/UNICAMP e a Universidade de Havana, com o Instituto de Geografia Tropical e de Planejamento de Cuba; assim como um convênio que está em andamento com a Faculdade de Geografia, com o Grupo de Investigacion em Ecologia del Paisajes y Turismo, também em Havana, Cuba.

4. Intercâmbio com a Université de Pau et des Pays de lAdour, na França, para a troca entre professores visitantes e alunos de pós-graduação. Com esta universidade está sendo elaborado um projeto para submissão ao CAPES/CONFECUB envolvendo vários professores e alunos de ambas as instituições.

5. Intercâmbio com o Departamento e o Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires, onde docentes das duas universidades já estabeleceram trocas acadêmicas, como publicações conjuntas e palestras, e estudo de participação em convênios já estabelecidos pela Universidade Estadual de Campinas.

6. Intercâmbio com a Faculdade de Geografia da Universidade Complutense de Madrid, onde docentes do nosso Programa já participaram de eventos, dando início ao estabelecimento de intercâmbio institucional. Além disso, três alunos de Doutorado do Programa em Geografia (Fabrício Gallo, Marcel Esteves, Silvana Cristina da Silva) foram contemplados na Seleção da Universidade Estadual de Campinas para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional e realizaram estágio de 03 a 06 meses na Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

7. Com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), cujo Centro de Estudos de Geografia e Planejamento Regional (e-GEO), estabeleceu convênio com o Departamento de Geografia e já recebeu professores e alunos para visita e estágio (aluna Cinthia de Almeida Fagundes, contemplada com bolsa Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional, fez estágio de 3 meses nesta instituição).

8. Com o Departamento de Geografia da Universidade do Kansas (EUA) cujos professores já visitaram o Departamento de Geografia da Unicamp e encontra-se em preparação para o ano 2013 um Workshop entre professores e alunos de pós- graduação das universidades envolvidas para estabelecimento de um convênio de pesquisa e intercâmbio.