Projetos

Projetos vigentes em 2017, com financiamento, e seus respectivos responsáveis

1. ADRIANA MARIA BERNARDES DA SILVA. “A produção, a difusão e o uso da informação no contexto da urbanização de Campinas/SP: a região do Jardim Campo Belo” – FUNDACAO DE DESENVOLVIMENTO DA UNICAMP FUNCAMP – (Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão)

2. ADRIANA MARIA BERNARDES DA SILVA. “Círculos de Informações e novos usos do território brasileiro” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa Produtividade em Pesquisa)

3. ADRIANA MARIA BERNARDES DA SILVA. “Informação, Normas e Círculos de Cooperação: uma análise do setor de seguros e resseguros no território brasileiro” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Auxílio Financeiro)

4. ADRIANA MARIA BERNARDES DA SILVA. “Produção e circulação de informações e usos do território brasileiro no período atual” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Auxílio Financeiro)

5. ANTONIO CARLOS VITTE. “CONTRIBUIÇÕES DA TEOLOGIA DA NATUREZA E DA ESTÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA FÍSICA DE KANT.”

6. ANTONIO CARLOS VITE. “Geografia e Nazismo; um estudo sobre o pensamento geográfico na Alemanha entre 1920 e 1946”

7. ANTONIO CARLOS VITTE. “RELAÇÕES ENTRE A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A VALORIZAÇÃO DA NATUREZA EM CAMPINAS (BRASIL), BUENOS AIRES (ARGENTINA) E SANTIAGO (CHILE)” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

8. ARCHIMEDES PEREZ FILHO. “EVOLUÇÃO DA PAISAGEM E GEOCRONOLOGIA DO RELEVO NO PLANALTO OCIDENTAL E NA DEPRESSÃO PERIFÉRICA PAULISTA/SP” FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio financeiro)

9. ARCHIMEDES PEREZ FILHO. “GEOMORFOLOGIA ANTROPOGENÉTICA: REATIVAÇÃO DA REDE DE DRENAGEM E DE PROCESSOS EROSIVOS RELACIONADOS A ATIVIDADES IMPACTANTES DERIVADAS DA AGROPECUÁRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL.”

10. ARCHIMEDES PEREZ FILHO. “GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: ANÁLISES MORFOMÉTRICA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS”

11. ARLETE MOYSES RODRIGUES. “CIDADE COMO DIREITO – DIREITO À CIDADE – REFLEXÕES SOBRE DIMENSÕES ESPACIAIS” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

12. ARLEUDE BORTOLOZZI. “Urbanização Contemporânea e os Problemas ambientais: Ênfase à gestão das cidades brasileiras”

13. CARLOS ROBERTO DE SOUZA FILHO. “MONITORAMENTO DE DEGRADAÇÃO DE TERRAS EM SISTEMAS AMBIENTAIS TROPICAIS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA DE REFLECTÂNCIA E DADOS MULTIESPECTRAIS E HIPERESPECTRAIS” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

14. CLAUDETE DE CASTRO SILVA VITTE. “GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ESTADO, ECONOMIA, FORMAÇÃO TERRITORIAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL NA AMÉRICA DO SUL. [BPROD].” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

15. CLAUDETE DE CASTRO SILVA VITTE. “GEOGRAFIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ESTADO, ECONOMIA, TERRITÓRIO E INTEGRAÇÃO REGIONAL NA AMÉRICA DO SUL (FASE III)” – CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa Produtividade em Pesquisa)

16. CLAUDETE DE CASTRO SILVA VITTE. “GEOPOLÍTICA E GEOECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS (RECURSOS HÍDRICOS E TERRAS AGRÍCOLAS) PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR NA AMÉRICA DO SUL: POLÍTICAS DE COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL.” – CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Auxílio Financeiro)

17. CLAUDETE DE CASTRO SILVA VITTE. “Geopolítica e geoeconomia dos recursos naturais para a produção agropecuária na América do Sul: entre as exportações de commodities e a segurança alimentar: Uma visão panorâmica a partir dos Estados-nação (2013)” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Apoio a Projetos de Pesquisa / Chamada CNPq/MDA/-INCRA nº 26/2012)

18. CLAUDETE DE CASTRO SILVA VITTE. “GOVERNANÇA TERRITORIAL NO BRASIL: Especificidades Institucionais, Lógicas Espaciais e Políticas de Desenvolvimento” – FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio financeiro)

19. CLAUDETE DE CASTRO SILVA VITTE. “Produção do Espaço Urbano e Metropolitano, dinâmica econômica e desenvolvimento local.” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

20. EDUARDO JOSE MARANDOLA JUNIOR. “Geografia dos riscos e mudanças ambientais: construção de metodologias para análise da vulnerabilidade” (2013 – Atual) financiado pela FAPESP, com a participação do pesquisador francês Julien Rebotier.” – FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio financeiro)

21. EDUARDO JOSE MARANDOLA JUNIOR. “VULNERABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GEOGRAFIA DOS RISCOS NA CIDADE DE LIMEIRA (SP)”

22. EDVALDO CESAR MORETTI. “A produção de territórios de conservação: a atividade turística e a privatização da natureza.” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa de Mestrado no País GM)

23. FRANCISCO SERGIO BERNARDES LADEIRA. “Agroecologia e dialética dos conhecimentos: metodologias participativas na busca por autonomia através de técnicas permaculturais e agroecológicas para novos paradigmas de produção.”

24. FRANCISCO SERGIO BERNARDES LADEIRA. “CORRELAÇÃO DE PALEOSUPERFÍCIES GEOMÓRFICAS DE CIMEIRA NO BRASIL, URUGUAI E ARGENTINA: DATAÇÃO, MORFOLOGIA, CARTOGRAFIA, DEPÓSITOS E PERFIS DE ALTERAÇÃO ASSOCIADOS”

25. FRANCISCO SERGIO BERNARDES LADEIRA. “Morfogênese da bacia do rio das Cinzas (PR): estudo das formas de relevo, sedimentação e neotectônica.” – FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio financeiro)

26. FRANCISCO SERGIO BERNARDES LADEIRA. “PALEOGEOGRAFIA DO CRETÁCEO SUPERIOR NA AMÉRICA DO SUL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PALEOSSOLOS E BIOMINERALIZAÇÕES.”

27. JONAS TEIXEIRA NERY. “Análise da Variabilidade da Precipitação Pluvial em São Paulo.” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Programa de Demanda Social e Bolsas no Exterior)

28. LINDON FONSECA MATIAS. “USO REAL VERSUS USO FORMAL DA TERRA URBANA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA CAMPINAS (SP): ESTUDO COMPARATIIVO UTILIZANDO GEOTECNOLOGIAS”

29. LUCI HIDALGO NUNES. “Avaliação Comparativa dos Desastres Naturais na Africa e na América do Sul 1970 a 2009.”

30. LUCI HIDALGO NUNES. “PADRÕES SOCIOESPACIAIS NA PERCEPÇÃO DE RISCO A EVENTOS ATMOSFÉRICOS COMPARAÇÃO ENTRE POPULAÇÕES DO BRASIL E DE MOÇAMBIQUE.”

31. MARCIO ANTONIO CATAIA. “NOVOS USOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E COMPARTIMENTAÇÃO POLÍTICA: EMANCIPAÇÕES MUNICIPAIS NAS ÁREAS DE MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA DA REGIÃO CENTRO-OESTE.”

32. MARCIO ANTONIO CATAIA. “Novos usos do território e renovação das materialidades na Baixada Santista (SP). Os nexos político-institucionais entre os entes da federação e as articulações econômicas entre os circuitos da economia local e o circuito global do petróleo.” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa Produtividade em Pesquisa)

33. MARCIO ANTONIO CATAIA. “Novos usos do território e renovação das materialidades nas áreas de modernização agrícola do Centro-Oeste brasileiro: o papel das Transferências Voluntárias da União para os municípios.” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa Produtividade em Pesquisa)

34. MARCOS CESAR FERREIRA. “Análise espacial da expansão latitudinal dos casos de dengue, febre amarela e malária no continente americano, entre 1995 e 2004, e suas relações com as oscilações do El Niño.” FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio à Pesquisa – Regular)

35. MARCOS CESAR FERREIRA. “ATLAS ECOLÓGICO DA A.P.A FERNÃO DIAS – MG” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

36. MARCOS CESAR FERREIRA. “DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO GEOESPACIAL BASEADO EM SIG E IMAGENS ORBITAIS, PARA O MAPEAMENTO DE ÁREAS COM ELEVADO RISCO EPIDEMIOLÓGICO DE LEPTOSPIROSE EM SÃO PAULO”

37. MARIA TEREZA DUARTE PAES. “A valorização contemporânea dos centros históricos urbanos – uma abordagem geográfica.”

38. MARIA TEREZA DUARTE PAES. “GEOGRAFIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PLANEJAMENTO DO TERRITÓRIO – A VALORIZAÇÃO TURÍSTICA DOS CENTROS HISTÓRICOS URBANOS.” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

39. MARIA TEREZA DUARTE PAES. “O papel do IPHAN na valorização contemporânea dos sítios históricos brasileiros ? institucionalização, narrativas e ideologias espaciais (1988-2014)” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa Produtividade em Pesquisa)

40. RAFAEL STRAFORINI. “Pibid 2013 – UNICAMP: Subprojeto Geografia”
41. RAFAEL STRAFORINI. “Produções e Práticas Curriculares: convergências e divergências entre os textos curriculares oficiais e os currículos praticados na Educação Básica de Campinas-SP” FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio financeiro)

42. RAUL REIS AMORIM. “AÇÕES DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E OS RISCOS Á INUNDAÇÕES E ESTIAGENS: o estudo comparativo em bacias hidrográficas no Sudeste e Nordeste brasileiro” – FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio financeiro)

43. REGINA CELIA BEGA DOS SANTOS. “TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA OS MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS – FOCO: METRÓPOLE DE SÃO PAULO.” FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (Bolsas no Exterior)

44. REGINA CELIA DE OLIVEIRA. “Análise das Transformações da Paisagem e as Implicações Ambientais nas Áreas de Povoamento Pioneiro do Litoral Brasileiro” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa de Mestrado no País GM)

45. REGINA CELIA DE OLIVEIRA. “Ordenamento y Gestión Ambiental en el contexto del Desarrollo Regional de la Apropiación del litoral en Cuba y Brasil”

46. RICARDO ABID CASTILLO. “CAPES – COFECUB. Capital financeiro, expropriação de terras e produção agrícola moderna” – FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (CAPES/Cofecub)

47. RICARDO ABID CASTILLO. “Capital financeiro, expropriação de terras e produção agrícola moderna” – FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP – (CAPES/Cofecub)

48. RICARDO ABID CASTILLO. “Circuito espacial produtivo do setor sucroenergético no Brasil: regiões competitivas agroindustriais e ligística” CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO – (Bolsa Produtividade em Pesquisa)

49. VICENTE EUDES LEMOS ALVES. “A Fronteira Agrícola Centro-Norte Brasileira. Regionalização, Mobilidade do Trabalho, Modernização, Propriedade da Terra e Processo de Urbanização.” FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO – (Auxílio à Pesquisa – Regular)

50. VICENTE EUDES LEMOS ALVES. “Atlas Escolar Bilingue Guarani/Português – Território e Cultura: a Comunidade e Terra Indígena ?Rio Silveira? (Tekoha Morutï), em Bertioga (SP)”