Laboratórios e Centro de Documentação

Centro de Documentação em Política Científica e Tecnológica

O CDPCT faz parte da Biblioteca do IG e das bases de dados do Departamento, a principal unidade de apoio informacional às atividades de pesquisa e docência do DPCT. Esse Centro surgiu da necessidade de se reunir uma extensa documentação denominada literatura cinza -, utilizada por professores, alunos e pesquisadores nos cursos e nos projetos de pesquisa. Doações particulares e institucionais foram sendo incorporadas a este acervo, recebendo um tratamento sistemático para tornar todo o conjunto de publicações tecnicamente disponível aos usuários.

A criação do CDPCT efetivou-se entre 1990 e 1991, por meio de auxílios do CNPq, da UNICAMP, do PADCT-II por meio do Sub-programa PGCT e da FAPESP. O CDPCT passou por uma reforma em 1997 e desde então passou a partilhar com a Biblioteca do IG parte de suas funções e do espaço físico. Em 2006 o CDPCT ganhou novamente espaço físico próprio e parte substantiva do acervo foi transferida para essa nova sala, em prédio adjacente ao Instituto de Geociências, que conta com mobiliário apropriado e computadores para acesso. O CDPCT dispõe de um acervo de 18.000 documentos, em grande parte constituído de literatura cinza (anais, artigos não publicados, diretórios, folhetos, notas técnicas, patentes, pré-prints, relatórios de pesquisa etc.). O objetivo principal do Centro é atender não apenas aos professores, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, mas também às outras instituições nacionais que trabalham em áreas vinculadas a PCT. Este atendimento e apoio são feitos por meio de prestação de serviços de documentação, comutação bibliográfica, serviços de referência e disseminação seletiva da informação.

As atribuições do Centro são:

criar e gerenciar informação em banco de dados próprio, referenciando literatura não convencional, teses, folhetos, documentos oficiais, leis, relatórios, livros, etc., com especial ênfase em documentação nacional e latino-americana.

  • catalogar, classificar, categorizar, indexar e preparar fisicamente todos os documentos a serem inseridos no Banco de Dados próprio.
  • oferecer serviços regulares de disseminação seletiva de informação a partir de interesses individuais e/ou institucionais.
  • editar e distribuir, no nível local e regional, produtos visando a divulgação das obras recentemente incorporadas à coleção do Centro.

Desde 2007, o CDPCT conta com uma sala equipada com móveis, dez estantes, três microcomputadores, uma impressora laser e uma impressora HP-990. Sua documentação pode ser acessada mediante contato as bibliotecárias do Instituto, responsáveis hoje pela manutenção do acervo.

 

Laboratórios de Pesquisa

O DPCT conta com os seguintes laboratórios já certificados pela Unicamp, sendo alguns vinculados ao respectivo grupo de pesquisa:

LABESCT  Laboratório  de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia congrega dois grupos:

  • ESCT- Grupo de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (L. Velho e M. C. da Costa)
  • GEICTGrupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (M. Monteiro)

LABTS Laboratório de Tecnologia Social que agrega o

  • GAPI Grupo de Análise de Políticas de Inovação (R. D. e R. Dagnino)

LABGEMPI Laboratório de Estudos de Empresas e Inovação (R. Quadros  e S. Queiroz)

LABGEOPI  Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (S. Salles, A. Bin, A. M. Carneiro)

LABGETI  Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação (R. Quadros)

LABMEM  Laboratório de Estudos sobre Mudança Tecnológica, Energia e Meio Ambiente  (A. Furtado e A. Altimiras), que agrega o

  • LEVE  Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (F. Consoni)

LEES  Laboratório de Estudos de Educação Superior  (R. Pedrosa e A. M. Carneiro), juntamente com o NEPP/Unicamp