Estudante regular

O processo de seleção de alunos regulares para o Programa é realizado anualmente, sendo admitidos cerca de 25 por turma. O PPG-PCT tem recebido em média 80 candidatos/ano, de diferentes cursos e regiões do país, assim como da América Latina – em 2012 houve a candidatura de um africano, de Angola. Os alunos do Programa têm recebido bolsas do CNPq, CAPES e FAPESP e há estudantes de outros países latino-americanos que recebem bolsa PEC-PG/CAPES. Assim, dificilmente há alunos sem bolsa de estudo. Vale dizer que em 2014 seis estudantes de outros países latino-americanos eram alunos do PPG-PCT: um costarriquenho, três colombianas, uma mexicana e uma espanhola.

Desde o processo seletivo para o ingresso de alunos para o ano de 2012 no PPG-PCT, adota-se a publicação de Edital de Convocação para a inscrição e seleção, o qual cobre desde os requisitos para a apresentação de candidatura, as fases do processo de seleção (dentre elas, análise de plano de trabalho e de projeto de pesquisa, entrevista e prova escrita) e os pesos destas, a sistemática de classificação, o calendário, uma lista dos temas atuais de interesse do PPG-PCT e DPCT à pesquisa, ao ensino e à orientação e as referências bibliográficas para orientar os candidatos para a realização da prova de conteúdo e interpretação (a proficiência de língua estrangeira também é requerida). O Edital fica aberto de agosto a outubro do ano anterior à edição do Programa e pode ser acessado pela página web do IG, com chamada própria na página de abertura institucional do Instituto, e também é enviado pelo mailing list do DPCT que conta com cerca de 180 endereços eletrônicos.

 

O calendário e os procedimentos necessários para os próximos processos seletivos provavelmente serão semelhantes aos de processos anteriores, por isso sugerimos conhece-los, quando o edital que estiver aguardando ainda não fora publicado.

 

Nada foi encontrado.