Instruções para estudante regular

Matrícula

É o ato pelo qual o aluno aprovado em processo seletivo é admitido regularmente em um dos cursos de Pós-Graduação da Universidade.

A não realização de matrícula em disciplina a cada período letivo implica no cancelamento do vínculo com a Universidade.

Procedimentos

As matrículas são efetuadas pela DAC, através das Secretarias de Pós-Graduação, em dias e horários previstos no Calendário Escolar.

Estudantes Brasileiros

Estudantes brasileiros devem apresentar as fotocópias autenticadas dos seguintes documentos, ou fotocópias acompanhadas dos originais:

  • diploma de Graduação devidamente registrado (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo certificado de conclusão de graduação);
  • carteira de identidade;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento ou casamento.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas em documentos produzidos no exterior.

Estudantes Estrangeiros

Estudantes estrangeiros devem apresentar as fotocópias autenticadas dos seguintes documentos, ou fotocópias acompanhadas dos originais:

  • diploma de Graduação (excepcionalmente, este pode ser substituído, temporariamente, pelo certificado de conclusão de graduação);
  • registro nacional de estrangeiro (RNE) ou protocolo de registro;
  • páginas do passaporte: página de rosto, onde consta sua identificação; página do visto; página com o carimbo de entrada; página com o carimbo de registro;
  • certidão de nascimento ou casamento.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, informações podem ser obtidas em documentos produzidos no exterior.

 

Nota: Diploma de Graduação devidamente registrado deve ser apresentado pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa de sua dissertação ou tese, não ultrapassando o prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula.

Fonte: Diretoria Acadêmica (http://www.dac.unicamp.br/portal/pos/matricula/)