Requisitos para Obtenção de Título

GEOGRAFIA

Créditos
Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização e obter coeficiente mínimo de 2,5 a partir do 2º período letivo cursado.
Aptidão em Língua Estrangeira
Os candidatos ao Mestrado devem demonstrar aptidão em língua estrangeira (francês ou inglês ou italiano ou alemão ou espanhol).
Os candidatos ao Doutorado têm que realizar exame de proficiência em uma segunda língua estrangeira, diferente da língua escolhida no exame realizado para ingresso no Mestrado.
Exame de Qualificação
Ser aprovado em exame de qualificação.
O exame de qualificação deverá ser realizado no máximo até 06 (seis) meses (Mestrado) e até 01 (um) ano para o Doutorado.
Para submeter-se ao exame de qualificação o aluno de mestrado deverá ter apresentado ao menos 01 (um) trabalho científico completo em evento relativo à temática principal de sua pesquisa.
Para submeter-se ao exame de qualificação o aluno de doutorado deverá ter apresentado ao menos 02 (dois) trabalhos científicos completos em eventos relativos à temática principal de sua pesquisa.

GEOCIÊNCIAS

Exame de Qualificação
Ser aprovado em exame de qualificação. O exame de qualificação deverá ser realizado até o 20º mês para o Mestrado e até o 36º para o Doutorado, do início do Curso.

POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Créditos
O aluno de Doutorado que tiver cursado o Mestrado em Política Científica e Tecnológica, ou equivalente, será dispensado, a critério da Comissão do PPG- PCT, de cursar 21 créditos em disciplinas do Programa, dos quais 12 em disciplinas obrigatórias e os restantes em disciplinas eletivas. No máximo 20% desses créditos poderão ser convalidados de outros Institutos e Faculdades da Unicamp, ainda, de outras Universidades.
Exame de Qualificação
Ser aprovado em exame de qualificação. O exame de qualificação deve ser realizado até seis (06) meses para Mestrado e um (1) ano para Doutorado, antes de completar os prazos máximos de integralização.

ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA

Exame de Qualificação
Ser aprovado em exame de qualificação. O exame de qualificação deverá ser realizado até 4 meses antes da defesa do Mestrado e até 12 meses antes da defesa do Doutorado.

Fonte: Catálogo da PRPG dos Cursos de Pós-Graduação UNICAMP, 2015