University of Campinas Geosciences Institute

 

Events dates / Deadlines
Issues

Save the date / Call for papers

A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

Ct11

Contribuições para o desenvolvimento da Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Brasil a partir de programas educativos do Geoparque Naturtejo (Portugal)

Full version PDF

Cauê N. de Oliveira
Pós-Doutorando, Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas

Rosely A. L. Imbernon
Docente, Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas, SP. Esc. Artes, Ciências e Human. Univ. São Paulo, USP.

Pedro W. Gonçalves
Docente, Progr. Pós-Grad. Ensino e Hist. Ciências da Terra, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas

José Bernardo R. Brilha
Centro Ciências da Terra, Esc. Ciências, Univ. do Minho (Braga/Portugal)

Abstract: This paper presents results of studies of educational programs developed at Naturtejo Geopark, in Portugal, and an evaluation regarding their potential contribution for developing conservation and environmental education in Brazilian protected areas belonging to the Brazilian National System of Conservation Units ("Sistema Nacional de Unidades de Conservação" - SNUC). This research entailed studying documents, conducting interviews with people responsible for educational programs, and participating in field activities related to educational programs of the Naturtejo Geopark. Three main characteristics of the environmental education developed in the Geopark were observed: 1. Natural inclusiveness, since it seeks to integrate local people in conservation processes; 2. Environmental education content is integrated into formal education content; 3. Environmental education is very active in schools and the local community. On the other hand, environmental education practiced in conservation units is focused only on those who visit, and fails reach the community or schools in the region. Local protection is demanded without the community understanding the processes that involve the environment. Although the purpose of a geopark is not the same as that of Brazilian protected areas, the model of the educational programs of the geopark studied could be a viable alternative for developing environmental education in Brazilian protected areas.

Keywords: Geoparks, environmental education, protected areas, educational programes.

Resumo: O presente trabalho pretende apresentar os resultados de estudos realizados sobre programas educativos desenvolvidos no Geoparque Naturtejo (Portugal) e avaliar se os programas podem contribuir para o desenvolvimento de programas de preservação e educação ambiental em Unidades de Conservação – UC brasileiras cuja organização e sistematização de uso e ocupação tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa envolveu pesquisa documental, entrevistas com responsáveis por programas educativos do geoparque e acompanhamento de atividades de campo. A educação ambiental (EA) desenvolvida no geoparque possui três características notáveis: 1. EA naturalmente inclusiva, pois busca integrar os moradores locais; 2. Os conteúdos de EA estão integrados a conteúdos do ensino formal; 3. A EA junto às escolas e comunidades locais é muito ativa. A EA praticada nas UC brasileiras foca somente em quem as visita, geralmente excluindo a comunidade ou escolas da região; exige-se proteção local sem que a comunidade compreenda os processos relacionados ao ambiente. Embora os objetivos e finalidades de um geoparque não sejam os mesmos definidos para as UC brasileiras, consideramos que o modelo dos programas educativos do geoparque estudado poderia ser uma proposta mais efetiva para desenvolver a educação ambiental no Brasil.


Palavras chave: Geoparques, educação ambiental, unidades de conservação, programas educativos.

 

 

 

 

 

Volume 14, 1-2Tv14

Volume 13, 1-2Tv13

Volume 12, 1-2Tv12

Volume 11, 1-2ct11

Volume 10, 1-2cterrae102013

Volume 9, 1-2T9g

Volume 8, 1-2terrae_8_1

Volume 7, 1-2

Volume 6, 1-2

Volume 3,4,5

Volume 2

Volume 1

 

A PDF reader is required to view the article files. Make the download here: Adobe Acrobat or Foxi