University of Campinas Geosciences Institute

 

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Save the date / Call for papers

A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

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Educação em Ciências da Terra: um desafio sempre presente

O volume 9 de Terræ dá início a uma fase de transição, que pode fortalecê-la como revista científica nacional. As edições anteriores tiveram Inglês como padrão. Cada volume abordou temas científicos bem delimitados, como petróleo, fluxos e redes, acidentes naturais etc. Não há entretanto indicadores confiáveis de que uma linha editorial em língua estrangeira garantirá a máxima visibilidade internacional para a produção doméstica em Ciências da Terra.
A edição, igualmente temática, aborda Educação em Geociências: trata do desafio de se ensinar e difundir Ciências da Terra no País. Ao se voltar para público eminentemente nacional, adotou-se Português como padrão. Terræ passa pois a aceitar trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol, ampliando, assim, a união entre este periódico e Terræ Didatica, a revista educacional do IG-Unicamp.
A questão educacional em Geociências
Rosalind Driver et al. (1999, http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/aluno.pdf) assinalam o fato bem conhecido de que "domínios diferentes da ciência envolvem tipos diferentes de aprendizagem". A conclusão é transponível para as Geociências, cujo conhecimento objetivo sobre a natureza é construído, validado e transmitido a partir de observações diretas, medições, levantamentos e incontáveis experimentos em campo e laboratório. Os autores propõem que boas práticas de ensino-aprendizagem requerem atividades bem elaboradas, que desafiem as concepções prévias do aprendiz e o levem a reorganizar teorias pessoais, ao mesmo tempo em que o professor o introduz ao conhecimento científico estruturado. As conclusões valorizam a "enculturação" do aluno, em lugar de levá-lo à pura e simples 'descoberta'. Tal procedimento ajuda a "construir uma perspectiva crítica da ciência como forma de conhecimento".
Esta edição contempla conhecimentos e experiências úteis para docentes de ensino médio e superior. O primeiro artigo é uma reflexão sobre as contribuições de 'Darwin como Geólogo' no ensino de Biologia. Quando o propositor da Teoria de Evolução referiu a si mesmo como cientista, assumiu ser, antes de mais nada, um geólogo. O segundo texto é uma síntese sobre o grande grupo dos crocodilomorfos brasileiros. Ricamente ilustrado, o artigo reflete o elevado nível de conhecimento atual. O trabalho seguinte focaliza a alfabetização cartográfica mediante emprego de jogos e sensoriamento remoto, um desafio enfrentado de modo bastante criativo.
Tema obrigatório em revisão temática sobre Educação em Ciências da Terra são os trabalhos de campo. O estudo de caso realizado em Ponta Grossa (PR) revela a influência real, na licenciatura em Geografia, da educação apoiada em trabalhos de campo, fator que influencia tanto as perspectivas quanto a própria prática docente. O texto sobre "Plataforma Continental Jurídica e recursos do pré-sal" busca contrapor-se à escassez de livros e manuais didáticos sobre o tema, e pode despertar grande interesse junto a docentes, alunos e cidadãos em geral.
Aos leitores de Terræ desejamos que a leitura seja útil e proveitosa. A todos que colaboraram na finalização do volume, registramos um especial agradecimento.

Os editores
Campinas, junho de 2013.

 

Volume 14, 1-2Tv14

Volume 13, 1-2Tv13

Volume 12, 1-2Tv12

Volume 11, 1-2ct11

Volume 10, 1-2cterrae102013

Volume 9, 1-2T9g

Volume 8, 1-2terrae_8_1

Volume 7, 1-2

Volume 6, 1-2

Volume 3,4,5

Volume 2

Volume 1

 

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