Save the date / Call for papers
A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.
A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.
Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS
Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.
O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.
Esperamos sua visita e participação!
Os editores.
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018
Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.
Data limite 30.abril.2018
10/01/2018- 16:31 pm
Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:
VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the
International Geoscience Education Organisation (IGEO)
– Geosciences for Everyone –
VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de
Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018
– Geociências para Todos –
Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018
Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.
Data limite 11.fevereiro.2018
11/01/2018- 13:40 pm
Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.
Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br
Os editores
Campinas, janeiro de 2018.
Educação em Ciências da Terra: um desafio sempre presente
O volume 9 de Terræ dá início a uma fase de transição, que pode fortalecê-la como revista científica nacional. As edições anteriores tiveram Inglês como padrão. Cada volume abordou temas científicos bem delimitados, como petróleo, fluxos e redes, acidentes naturais etc. Não há entretanto indicadores confiáveis de que uma linha editorial em língua estrangeira garantirá a máxima visibilidade internacional para a produção doméstica em Ciências da Terra.
A edição, igualmente temática, aborda Educação em Geociências: trata do desafio de se ensinar e difundir Ciências da Terra no País. Ao se voltar para público eminentemente nacional, adotou-se Português como padrão. Terræ passa pois a aceitar trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol, ampliando, assim, a união entre este periódico e Terræ Didatica, a revista educacional do IG-Unicamp.
A questão educacional em Geociências
Rosalind Driver et al. (1999, http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/aluno.pdf) assinalam o fato bem conhecido de que "domínios diferentes da ciência envolvem tipos diferentes de aprendizagem". A conclusão é transponível para as Geociências, cujo conhecimento objetivo sobre a natureza é construído, validado e transmitido a partir de observações diretas, medições, levantamentos e incontáveis experimentos em campo e laboratório. Os autores propõem que boas práticas de ensino-aprendizagem requerem atividades bem elaboradas, que desafiem as concepções prévias do aprendiz e o levem a reorganizar teorias pessoais, ao mesmo tempo em que o professor o introduz ao conhecimento científico estruturado. As conclusões valorizam a "enculturação" do aluno, em lugar de levá-lo à pura e simples 'descoberta'. Tal procedimento ajuda a "construir uma perspectiva crítica da ciência como forma de conhecimento".
Esta edição contempla conhecimentos e experiências úteis para docentes de ensino médio e superior. O primeiro artigo é uma reflexão sobre as contribuições de 'Darwin como Geólogo' no ensino de Biologia. Quando o propositor da Teoria de Evolução referiu a si mesmo como cientista, assumiu ser, antes de mais nada, um geólogo. O segundo texto é uma síntese sobre o grande grupo dos crocodilomorfos brasileiros. Ricamente ilustrado, o artigo reflete o elevado nível de conhecimento atual. O trabalho seguinte focaliza a alfabetização cartográfica mediante emprego de jogos e sensoriamento remoto, um desafio enfrentado de modo bastante criativo.
Tema obrigatório em revisão temática sobre Educação em Ciências da Terra são os trabalhos de campo. O estudo de caso realizado em Ponta Grossa (PR) revela a influência real, na licenciatura em Geografia, da educação apoiada em trabalhos de campo, fator que influencia tanto as perspectivas quanto a própria prática docente. O texto sobre "Plataforma Continental Jurídica e recursos do pré-sal" busca contrapor-se à escassez de livros e manuais didáticos sobre o tema, e pode despertar grande interesse junto a docentes, alunos e cidadãos em geral.
Aos leitores de Terræ desejamos que a leitura seja útil e proveitosa. A todos que colaboraram na finalização do volume, registramos um especial agradecimento.
Os editores
Campinas, junho de 2013.
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