University of Campinas Geosciences Institute

 

Events dates / Deadlines
Issues

Save the date / Call for papers

A revista Terræ publica simultaneamente as edições online de 2016 e 2017. As edições impressas acham-se temporariamente suspensas, pois os editores reconhecem que a internet oferece formas mais eficazes para disseminar rapidamente os resultados das pesquisas. As reformulações do periódico objetivam ampliar a abrangência, combinando redução de custos com rapidez de publicação. Cada vez mais a revista consolida a tendência de cobrir temas multidisciplinares que revelem formas de interação das Geociências com as diferentes áreas do conhecimento humano. A edição de Terræ 2017 é inteiramente dedicada ao tema GEOPARQUES.

A revista aceita trabalhos e comunicações em Português, Inglês e Espanhol.

Chamada de trabalhos / CALL FOR PAPERS

Uma vez recuperado o tempo de ausência na web, a edição de Terræ 2018 tornar-se-á uma boa opção para publicação de artigos científicos. O volume deverá reunir contribuições referentes a GEOÉTICA, tema que permite acomodar abordagens diferenciadas que revelem as inter-relações entre a sociedade e os ecossistemas terrestres.

O sistema de submissão e avaliação de artigos científicos está em pleno funcionamento, sendo feito exclusivamente pelo E-mail: terrae@ige.unicamp.br. Nosso sítio web está à sua disposição.

Esperamos sua visita e participação!

Os editores.


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para o Volume 15, 2018

Novas contribuições são aceitas para o volume 2018 de Terræ.

Data limite 30.abril.2018


10/01/2018- 16:31 pm

Chamada de trabalhos/ Call for papers para os eventos:

VIII GeoSciEd 2018 – the 8th Quadrennial Conference of the

International Geoscience Education Organisation (IGEO)

Geosciences for Everyone –

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de

Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018

Geociências para Todos –

Campinas – Sao Paulo – Brazil, July 2018

Acesse o site: http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/.

Data limite 11.fevereiro.2018


11/01/2018- 13:40 pm

Livro "Geologia do Brasil”, 2012: Reserve já seu exemplar, sem despesas de remessa.

Visite o endereço eletrônico: www.editorabeca.com.br


Os editores
Campinas, janeiro de 2018.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto

Full version PDF

 

Thiara Vichiato Breda
Professora da Rede Estadual de São Paulo. Doutoranda do Progr. Pós-Grad. Ensino e História de Ciências da Terra, Unicamp.
thiarav@gmail.com


Jefferson de Lima Picanço
Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino, Instituto de Geociências, Unicamp.


Andréa Aparecida Zacharias
Professora Doutora do Curso de Graduação em Geografia da UNESP/Ourinhos e do Progr. Pós-Grad. em Geografia da UNESP/Rio Claro.

ABSTRACT

This article focuses on games in Geography teaching, from a theoretical framework with definitions, contributions and difficulties of games in education. It analyzes games made ​​specifically to teach school contents of Geography as Environmental Education and Cartography in the third cycle of elementary school. The teaching strategy implicit in the materials is the appreciation of a place. The games include puzzles, memory game, board game and two different versions of dominoes. They were designed with attractive materials and dynamics easy to be used, made ​​of design computer programs based on remote sensing images of the student's living space. Thus we intend to share suggestions for content and description of procedures for the preparation of materials and for their application, because we believe that educational games encourage learning because they may stimulate curiosity and a natural effort to overcome challenges. Citation: Breda T.V., Picanço J.L., Zacharias A.A. 2012. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. Terræ, 9(1-2):41-48. <http://www.ige.unicamp.br/terrae/>.


Keywords: Games, remote sensing, cartographic literacy.


RESUMO

Este artigo focaliza os jogos no ensino de Geografia, a partir de um referencial teórico com definições, contribuições e dificuldades de jogos no ensino. Foram analisados jogos confeccionados especificamente para trabalhar conteúdos da Geografia escolar como Educação Ambiental e Cartografia no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. A estratégia didática implícita nos materiais é a valorização do lugar. Os jogos incluem quebra-cabeças, jogo da memória, e duas diferentes versões de dominós, elaborados com materiais e dinâmicas atraentes de fácil aplicação, confeccionadas em programas computacionais de desenho tendo como base imagens de sensoriamento remoto do espaço vivido do aluno. Dessa forma pretendemos compartilhar sugestões de conteúdo e a descrição dos procedimentos tanto para a confecção dos materiais como para a sua aplicação, pois acreditamos que na educação o jogo estimula o aprendizado porque pode despertar curiosidade e um esforço natural de vencer desafios.


Palavras-chave
: Jogos, sensoriamento remoto, alfabetização cartográfica.

 

Volume 14, 1-2Tv14

Volume 13, 1-2Tv13

Volume 12, 1-2Tv12

Volume 11, 1-2ct11

Volume 10, 1-2cterrae102013

Volume 9, 1-2T9g

Volume 8, 1-2terrae_8_1

Volume 7, 1-2

Volume 6, 1-2

Volume 3,4,5

Volume 2

Volume 1

 

A PDF reader is required to view the article files. Make the download here: Adobe Acrobat or Foxi