Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2c122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume10, n3V103g

Volume 10, n210-2

Volume 10, n1V10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1td91

 

Volume 8, n2

Volume 8, n1

td81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

v71

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

 

 

Volume 10, n3

Artigos

Ensino de geologia introdutória: raízes e desdobramentos
da mudança curricular em 1973 na USP

Ivan Amorosino do Amaral

Movimento de consolidação nacional de novas bases para o Ensino de Geociências
Carlos Alberto Lobão Cunha

Curso de especialização em Ensino de Geociências: vinte anos de experiências
Oscar Braz Mendonza Negrão

O Fórum Nacional de Cursos de Geologia e as Diretrizes Curriculares Nacionais: histórico e perspectivas
Celso Dal Ré Carneiro

Inovação no paradigma curricular:
os Projetos Temáticos em Geologia

Rualdo Menegat, Ana Maria Pimentel Mizusaki, Marcus Remus, Lidia Maria Vignol Lelarge, Norberto Dani

Aciertos, distorsiones y falacias en la enseñanza de las ciencias naturales de la educacion secundaria obligatoria de Argentina
Hector L. Lacreu

Reorganização das metas curriculares no ensino básico Português:
o caso das Geociências
Jorge Bonito

Método científico e controvérsias nas Geociências
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro

Acciones de difusión de las Ciencias de la Tierra en Argentina hoy
Leonor Bonan

La 6ª olimpíada internacional de ciencias de la tierra en Argentina: crónica de una experiencia compleja
José Sellés-Martínez

Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO
Roberto Greco, Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger

A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar
Arlino Camargo Livério Jr., Eduardo M. Santos, Adriana P. B. Tufaile, Alberto Tufaile, Carlos Molina Mendes,
Rosely Aparecida Liguori Imbernon

Abordagem transdisciplinar dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química: o caso das Geociências
Sidnei de Lima Júnior, Alfredo Borges De-Campos, Cleonice Rocha

Kit didático "da rocha ao grão" ... de areia
Christine Laure Marie Bourotte, Maria Cristina Motta de Toledo, Wania Duleba, Gabriela Tieme Aramaqui,
Larissa Gracielle Dellisa Campos, Patricia Junia Viana

Uma proposta de inclusão da Astronomia na formação profissional superior em Ciências da Terra
Flávia Requeijo,, Celso Dal Ré Carneiro

Ciências da Terra em cursos que habilitam ao magistério de Ciências Naturais para o ensino fundamental
Elias Profeta Ramos de Araujo, Maria Cristina Motta de Toledo

Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Geociências
para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP

Caroline Bertocco Garcia, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Ricardo Augusto V. Lacerda

Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo escolar vivo
Lucilene de Freitas Baeta, Natália Leite de Morais

Ensino de Geociências: elos entre duas universidades estaduais (Unicamp e UEFS) e uma universidade federal (UFBA) na década de 1990
Joselisa Maria Chaves, José Carlos Barreto de Santana, Osmario Rezende Leite, Joil José Celino

Intemperismo simulado em animação gráfica
Maria Cristina Motta de Toledo, Carolina Harumi Takayama, Christine Laure Marie Bourotte

Interfaces currículo do ensino médio e Geociências: 10 anos de reflexões de grupo de pesquisa colaborativa
Natalina A.L. Sicca, Pedro W. Gonçalves, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes,Maurílio A.R. Alves, Maria Bernardete de Siqueira Canesin, Maria José dos Santos, Mirian M. A. de La Corte, Reino L. Figueiredo

Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro

Monitoria proativa: uma experiência didático-pedagógica do grupo de ensino de Geologia Introdutória da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará, Belém-PA
Francisco de Assis Matos de Abreu, José Fernando Pina Assis, Jamylle Trindade de Matos, Leticia Briglia Ramos Arantes, Eliã Jéssica Oliveira Silva

Notas preliminares sobre o potencial de uso da experimentação no ensino de geociências na educação básica
Renata Correia Costa, Alfredo Borges De-Campos, Cleonice Rocha

Percepção de alunos de engenharia ambiental sobre o tema das mudanças climáticas e sua área de atuação profissional
Karina da Costa Sousa, Denise de La Corte Bacci

Proposta de conteúdos alternativos e atividades para abordagem do tema água no ensino médio
Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Wolney Lobato, Fernando Costa Amaral, Isabela Moreira

Aspectos do Projeto Político Pedagógico do Movimento Escoteiro no Brasil e reflexos na Educação Ambiental
Camila Moreno de Lima Silva, Rosely Aparecida Liguori Imbernon

Contributos da reforma curricular em Timor-Leste para a literacia do cidadão em Ciências da Terra
Jorge Bonito, Dorinda Rebelo, Margarida Morgado, Conceição Gomes, Celeste Coelho, António Soares de Andrade, Luís Marques

Relevamiento de los contenidos curriculares de Ciencias de la Tierra en la formación de profesores de primaria de la
ciudad de Buenos Aires

Diego Arias Regalía, Leonor Bonan

Pesquisas em ensino e história de Ciências da Terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana
Joselisa Maria Chaves, Fábio Gonçalves da Silva, Ana Paula Amorim Ramos, Karla Christiane Ribeiro Tanan

­As Geociências e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na interface Ensinar-Aprender
Vlander Verdade Signoretti,Celso Dal Ré Carneiro

XIV ENCONTRO DO FÓRUM NACIONAL DE CURSOS DE GEOLOGIA
Prof. Dr. Rualdo Menegat
, Celso Dal Ré Carneiro

NOTICIÁRIO / RESENHA DE LIVROS

Publicidade

cprm

 

pm


 

Proceedings / selected papers

The 2018 September and December issues of Terræ Didatica include selected full papers from the two conferences held at Unicamp Convention Center, 22nd-27th July, 2018. The March, 2019 issue (v.15, n.1) will publish the last selected papers from the conferences. The proceedings can be freely accessed and downloaded using the links:

 
GeoSciEd-2018

 
VIII GeoSciEd 2018 – 8th Quadrennial Conference of the
International Geoscience Education Organisation (IGEO)
– Geosciences for Everyone –


· 
EnsinoGEO 2018

 

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de
Ciências da Terra / EnsinoGEO-2018
– Geociências para Todos –

 

Call for papers

Autores e colaboradores: Chamada de trabalhos para o Volume 15, número 2, julho 2019.
Authors / collaborators: Call for papers, Volume 15, number 2, July 2019.

·  Acesso a Terræ Didatica no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (Unicamp)

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: