Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO

Versão integral PDF

Roberto Greco
Instituto de Geociências, Unicamp , Campinas, SP.
Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger
Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra Instituto de Geociências, Unicamp, Campinas, SP.

Abstract Analysis of some cases of national selection and preparation for the International Earth Science Olympiad, IESO. IESO (International Olympics of Earth Sciences) is one of the newest scientific Olympiads. It is an annual scientific competition for middle school students, which promotes the teaching of Earth Sciences in schools across the world. Aim of this research is to analyze the system of selecting and preparing the students adopted in several countries and understand the impact of this event on a national level. Data were collected through online interviews  with the national referents of each country. 14 interviews were collected in the year 2013. The main results are that selection has many different systems in each country but in general the number of students, teachers and schools involved in the process is very large. Also relevant is the general support of the ministries of education in this national event. Lets conclude that this competition has positive effects on the diffusion of Earth Sciences. Citation: Greco R., Ifanger L.A.C.N. 2014. Sistemas de seleção nacional para as International Earth Science Olympiad - IESO em diferentes países. Terræ Didatica, 10(3):274-282. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

KEYWORDS: international olympiad, Earth Science, national selection.

Resumo As IESO (Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra) são competições científicas de frequência anual, para alunos de ensino médio. As IESO têm o objetivo de promover o ensino das Ciências da Terra nas escolas de todo mundo. O objetivo da presente pesquisa é analisar o sistema de seleção e preparação dos alunos adotados em cada país e entender o impacto deste evento a nível nacional. Os dados foram coletados mediante entervistas realizadas online com os representantes nacionais de cada país. Foram coletadas 14 entrevistas no ano 2013. Os principais resultados mostram que existem sistemas de seleção muito diferentes em cada país e que no geral o número de alunos, professores e de escolas envolvidos no processo é muito grande. E também que o apoio dos Ministérios de Educação nacionais é relevante para o evento. Permite-se concluir que esta competição tem um efeito positivo para a difusão das Ciências da Terra.

PALAVRAS-CHAVE: Olimpíadas internacionais, Ciências da Terra, seleção nacional.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: