Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Uma proposta de inclusão da Astronomia na formação profissional superior em Ciências da Terra

Versão integral PDF

Flávia Requeijo
Bolsista (2012-2014) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Rio de Janeiro, RJ.
Celso Dal Ré Carneiro
Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Abstract A Proposal For Inclusion Of Astronomy In Higher Education In The Earth Sciences. The objective of this research is to study possible approaches on astronomy for students of undergraduate courses in Geology and Geography. We have analyzed contents at the undergraduate level of the Geography and Geology programs at the Institute of Geosciences of Unicamp, as well as their main bibliographical references. Based on Science Education studies, we have developed and evaluated an Astronomy course, offered to the Unicamp students. As a result of the application we have reformulated the proposal of Astronomy contents making it easier to be inserted in these undergraduate programs. The experience is adaptable to several teacher training courses. Introductory Astronomy courses for undergraduate students in Earth Sciences can contribute to deepen a temporal perspective, to form a critical look at current scientific models and to develop the understanding of the rhythms of life and, eventually, about the history of the Earth and the universe. Citation: Requeijo F., Carneiro C.D.R. 2014. Uma proposta de inclusão da Astronomia na formação do profissional de Ciências da Terra. Terræ Didatica, 10(3):305-318. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: Astronomy, undergraduate programs, Earth Sciences, Geology, Geography, Geosciences, teacher training.

Resumo O objetivo desta pesquisa é estudar possibilidades de abordagem da Astronomia e suas relações com as Ciências da Terra na formação de estudantes dos cursos de graduação em Geologia, Geografia e Licenciatura em Geografia. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas dos cursos do Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp) e alguns dos livros didáticos de tais disciplinas. Com base nos estudos em Educação em Ciências, desenvolvemos e avaliamos uma disciplina de Astronomia, oferecida a estudantes dos cursos do IG/Unicamp. A análise dos resultados levou à reformulação da proposta, que reorganiza conteúdos de Astronomia que podem ser inseridos em cursos de graduação de Ciências da Terra, mas são adaptáveis a disciplinas equivalentes de formação docente. Conclui-se que disciplinas de Astronomia introdutória para estudantes de graduação nas carreiras de Ciências da Terra contribuem para aprofundar uma perspectiva temporal, formar um olhar crítico sobre modelos científicos vigentes e para desenvolver uma compreensão sobre os ritmos da vida e até mesmo sobre a história da Terra e do universo.

Palavras-chave: Astronomia, cursos de graduação, Ciências da Terra, Geologia, Geografia, Geociências, Licenciatura em Geografia.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: