Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP

Versão integral PDF

Caroline Bertocco Garcia
Escola de Ciências, Artes e Humanidades - EACH-USP
Rosely Aparecida Liguori Imbernon
Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH, Univ. São Paulo USP, São Paulo / Programa de
Pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, IG/Unicamp.
Ricardo Augusto V. Lacerda
Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciências da Natureza – LABDID-EACH-USP

Abstract Developing teaching resources for Geosciences teaching for science kiosk and experiments library EACH/USP . This paper covers the importance of dissemination and popularization of science through the use of didactic models that express the contents of Geosciences. The dissemination and popularization of science has as a backdrop the Science Stand, a project of the Laboratory of Resource Development in Teaching Nature of Sciencem LABDID, in the School of Arts, Sciences and Humanities, EACH-USP. We used simple materials and activities presented in scientific publications in the field of education and Geosciences Geoideias to compose the collection of the Science Stand, as well as to expand the theme in the collection of the Geology in the Experimentoteca. The accessibility of materials for the construction of the models was seen as a means for the popularization of Geosciences, where choices of recycled and low cost remained dominant in the development and adaptation of models.Citation: Garcia C.B., Imbernon R.A.L., Lacerda R.A.V. 2014. Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de Geociências para a Banca das Ciências e Experimentoteca da EACH/USP. Terræ Didatica, 10(3):331-335. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords – Experimentation, Earth Learning Idea, Natural Sciences, Earth Sciences teaching.

Resumo O presente trabalho abrange a importância da divulgação e popularização da Ciência com o uso de modelos didáticos que expressem os conteúdos de Geociências. A divulgação e popularização da Ciência tem como cenário a Banca da Ciência, um projeto ligado ao Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciência da Natureza, LABDID da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH-USP. Foram utilizados materiais simples, como papel cartonado de caixa descartáveis, canudos para refrigerante, cola quente, copos de iogurte descartáveis etc. e atividades apresentadas em publicações científicas da área de ensino de Geociências e do site Geoideias, para compor o acervo da Banca da Ciência, assim como para ampliar o tema Geologia no acervo da Experimentoteca do LABDID. A acessibilidade dos materiais para a construção dos modelos foi vista como um meio para a popularização das Geociências, na qual a escolha de materiais reciclados e de baixo custo permitisse a reprodução e adaptação dos modelos.

Palavras-chave: Experimentação, Geo-Ideias, Ciências Naturais, ensino de Ciências da Terra.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: