Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Educar para prevenir: proteção e defesa civil nas escolas por um currículo
escolar vivo

Versão integral PDF

Lucilene de Freitas Baeta
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP.
Natália Leite de Morais
Instituto de Geociências, Univ. de São Paulo, IGc/USP.

Abstract This work presents a project of CAPR – "Coordenadoria de Ações Preventivas e Recuperativas" (Coordination of Preventive and Recuperative Actions), a subdivision of the Comdec - "Coordenadoria Municipal de Defesa Civil" (Municipal Coordination of Civil Defense), which proposes the integration of the communities located in risk areas with the Civil Defense, in order to create a culture of planning and implementing preventive actions with the school as reference. Taking as pilot the subprefecture of São Mateus, in São Paulo city, questionnaires were applied on the Board of Education that serves the region to carry out a survey of the perceptions of citizens regarding events in high-risk areas. Thus, the schooling, which would begin introducing concepts that exalt the formation of a conscious citizen, would be the first step to generate ownership of subjects that appear constantly in the daily lives of students residing in locations prone to natural events such as landslides, floods, etc. Contribute to the education creating practices of awareness in the community requires an effort to awaken the residents who live around the school to participate in collective actions seeking improvements to their neighborhood. Thus, the integration of activities of Civil Defence and local city schools will demonstrate the efficiency of public policies intended to serve society, but also encourage the formation of critical citizens who can look for better conditions in the city in which they live. Citation:Baeta L.F., Morais N.L.de. 2014. Educar para prevenir: Proteção e Defesa Civil nas escolas por um currículo escolar vivo. Terræ Didatica, 10(3):336-345. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

Keywords: Geology teaching, civil defense, natural disasters, didatic tool.

Resumo Este trabalho apresenta um projeto da Coordenadoria de Ações Preventivas e Recuperativas, a CAPR, uma subdivisão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Condec, que propõe a integração entre as comunidades situadas em áreas de risco e a Defesa Civil, com o intuito de criar uma cultura de planejamento e execução de ações preventivas tendo a escola como referência. Tomando como piloto a subprefeitura de São Mateus, município de São Paulo, foram aplicados questionários na Diretoria de Ensino que atende a região para se realizar levantamento da percepção dos munícipes em relação a eventos em áreas de risco. Assim, a formação escolar, que iniciaria a introdução de concepções que exaltam a formação de um cidadão consciente, seria o primeiro passo para gerar a apropriação de assuntos que aparecem constantemente no cotidiano de estudantes residentes em localidades propícias a eventos naturais como escorregamentos, enchentes, inundações, deslizamentos etc. Contribuir para a educação criando práticas de conscientização na comunidade requer um esforço de despertar os munícipes que habitam no entorno da escola a participar de ações coletivas em busca de melhorias para o seu bairro. Assim, a integração de atividades da Defesa Civil e escolas do município demonstrará a eficiência das políticas públicas que pretendem atender a sociedade, mas também incentivar a constituição de cidadãos críticos que saibam buscar por melhores condições na cidade em que vivem.

Palavras-chaves: Ensino de Geologia, defesa civil, desastres naturais, recurso didático.

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: