Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Contribuições do ensino de Geociências à formação de uma massa crítica de professores e investigadores

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José Roberto Serra Martins
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, IG-Unicamp. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São João da Boa Vista, SP
Celso Dal Ré Carneiro
Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. J

ABSTRACT Contributions Of Earth Sciences Teaching To Generate A Critical Mass Of Teachers And Researchers -Contributions of Earth Sciences teaching to generate a critical mass of teachers and researchers. The current shortage of teachers that meet the demands of Brazilian basic education schools can be supplied by a teacher education curriculum supported by the impregnated knowledge, the models and the practices typical of Geosciences. While difficulties led the country to lose the position of managing education, students become unable to understand information and, from them, to build concepts, a situation which has made them socially and culturally lagged. A trained teacher becomes a facilitator of the teaching-learning process, and contributes to the building of knowledge. Students should understand the difficulties inherent in learning and recognize that prior knowledge is a social construct and not a natural and spontaneous product of our interaction with the objective world. The arguments offered in this paper help to visualize the Geosciences as a foundation for intellectual development, because they incorporate systems thinking towards a clear sense of historical perspective that explains the formation of the Brazilian natural patrimony, composed by the underground formations and the corresponding wealth. Citation: Martins J.R.S., Carneiro C.D.R. 2014. Massa crítica de professores e investigadores: importante contribuição à implementação de uma perspectiva curricular ao ensino de Geociências. Terræ Didatica, 10(3):368-377. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

KEYWORDS: Geoscience teaching; teacher training; autonomy.

RESUMO A atual carência de docentes para atender às escolas de educação básica pode ser suprida pela formação docente apoiada em currículos impregnados de conhecimentos, modelos e práticas típicos das Geociências. Ao mesmo tempo em que dificuldades levaram o Estado a perder a condição de gerir muitas escolas, estudantes incapazes de receber informações e construir conceitos tornaram-se social e culturalmente defasados. O professor, elemento-chave do processo, deve capacitar-se para contextualizar conceitos e transmitir conteúdos fundamentais de modo organizado e integrado. Os alunos devem compreender as dificuldades inerentes ao aprendizado e reconhecer que o saber é antes uma construção social em lugar de produto natural e espontâneo de nossa interação com o mundo objetivo. Os argumentos aqui oferecidos salientam as Geociências como alicerces para o desenvolvimento intelectual, porque incorporam ao pensamento sistêmico uma clara noção de perspectiva histórica, que explica a formação do patrimônio natural brasileiro, composto pelo nosso subsolo e suas riquezas.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geociências; Formação de professores; Autonomia

 

 

 

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