Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

103pq

Proposta de conteúdos alternativos e atividades para abordagem do tema água no ensino médio

Versão integral PDF

Claudia de Vilhena Schayer Sabino
Progr. Pós-Grad. Ensino de Ciências e Matemática, PUC-Minas, Belo Horizonte, MG.
sabinoc@pucminas.br
Wolney Lobato
Progr. Pós-Grad. Ensino de Ciências e Matemática, PUC-Minas, Belo Horizonte, MG.
Fernando Costa Amaral
Progr. Pós-Grad. Ensino de Ciências e Matemática, PUC-Minas, Belo Horizonte, MG.Isabela Moreira
Mestranda do Progr. Pós-Grad. Ensino de Ciências e Matemática, PUC-Minas, Belo Horizonte, MG.
ABSTRACT Alternatives Topics And Activities For The Water Study In The Middle School - . All life as we know depends strictly on water. as a mythic component is present in religions, traditions and legends, revealing that human culture has always recognized the importance of this natural resource as vital to the maintenance of life and necessary for various socio-cultural and economic activities. Despite the abundance of water on the planet, many countries develop conflicts due to scarcity of the precious liquid. This situation has been exacerbated by population growth and by various human activities. Abusive or unreasonable use, as well as contamination by domestic sewage, agricultural, industrial and mining activities have compromised, increasingly, the quantity and quality of water sources on the planet. Recognizing education as fundamental to the rescue of awareness and sense of respect for the water, able to promote the protection and conservation of water resources, in this work we present a proposal for the content and activities to address the water issue in high school, with approaches in science, Technology, Society and Environment (STSE).Citation : Sabino C.V.S., Lobato W., Amaral F.C. 2014. Proposta de conteúdos e atividades para abordagem do tema água no ensino médio. Terræ Didatica, 10(3):407-424. <http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/>.

RESUMO Toda vida que conhecemos depende estritamente da água. A água como componente mítico está presente nas religiões, lendas e tradições, revelando que a cultura humana sempre reconheceu a importância deste recurso natural como indispensável para a manutenção da vida e necessária para diversas atividades socioculturais e econômicas. Apesar da abundância de água no planeta, vários países vivenciam conflitos devido à escassez do precioso líquido. Esta situação tem sido agravada pelo crescimento populacional e por diversas atividades antrópicas. A utilização abusiva e irracional, bem como a contaminação por esgotos domésticos, atividades agropecuárias, industriais e de extração mineral têm comprometido, de forma crescente, a quantidade e a qualidade de mananciais hídricos do Planeta. Reconhecendo a educação como fundamental para a conscientização e resgate do sentimento de respeito pela água, capaz de promover a proteção e conservação dos recursos hídricos, apresentamos nesse trabalho uma proposta de conteúdos e atividades para a abordagem do tema água no ensino médio, com enfoques em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Palavras chave: Água, meio ambiente, atividades didático-pedagógicas, enfoque CTSA.

 

 

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: