Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

_____uni__

 

Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída
autônoma e seu papel didático

Versão integral PDF

Adalberto Scortegagna
Departamento de Geografia
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba - FACIUSO
Centro de Estudo e Pesquisa (CEP) - Colégio Bom Jesus
Oscar Braz Mendonza Negrão
Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino
Instituto de Geociências - UNICAMP

Abstract The article describes diverse types of fieldwork and its didactic roles, relating them with a discipline of applied Introductory Geology for the course of Geography. The types of field works are: the Illustrative, Inductive field, Motivator, Trainer and Investigative types. It is here suggested a new proposal of fieldwork, the Autonomous field activity, when pupils carry through works without the presence of the professor in the field. This new work proposal favors to continuous investigative activities along the disciplines, therefore from the subjects that are approached on classrooms, pupils have the possibility of make relationships between the theory and its application in the daily one. Another important aspect is to allow the total participation of the group, therefore the schedules of field trips are set by appointments the proper study groups, this is of a special interest for groups of the nocturnal period, that shows a lesser participation in fieldwork on weekends

Resumo São relatados diversos tipos de trabalhos de campo e seus papéis didáticos, relacionando-os com a disciplina de Geologia Introdutória aplicada ao curso de Geografia. Os tipos de trabalhos de campo relatados são: as saídas de campo Ilustrativa, Indutiva, Motivadora, Treinadora e Investigativa. Sugere-se uma nova proposta de trabalho de campo, a saída de campo Autônoma, na qual os alunos realizam trabalhos sem a presença do professor em campo. Esta nova proposta de trabalho favorece atividades investigativas constantes ao longo da disciplina, pois a partir dos temas que vão sendo abordados em sala de aula, os alunos têm a possibilidade de fazer a inter-relação entre a teoria e sua aplicação no cotidiano. Outro aspecto importante refere-se ao fato de permitir a participação total da turma, pois os horários de ida ao campo são agendados pelos próprios grupos de estudo, em especial turmas do período noturno, que tradicionalmente participam menos de saídas de campo realizadas em finais de semana

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n1111

Volume 10, n3V103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2c82

Volume 8, n1TD81G

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

 

 

 

É necessário um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat ou o Foxit, para abrir os arquivos dos artigos. Clique nos botões abaixo para fazer o download gratuito.

Foxit Reader: Adobe Acrobat: