Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Proposta inovadora na aprendizagem da teoria da Tectônica de Placas no Museu de Oceanografia de Serra Talhada, Pernambuco

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Mônica Maria Madureira e Lima
Bach. C. Biol., Museu Oceanografia, Univ. Fed. Rural de Pernambuco. Unid. Acad. Serra Talhada, Pernambuco; Bolsa ATP/CNPq. †(in memorian 1990-2014).

Paulo César Florentino Marques
Graduando Sist. Informação, Univ. Fed. Rural de Pernambuco. Unid. Acad. Serra Talhada, Pernambuco; Bolsista ATP/CNPq.

Hélder Antero Amaral Nunes
Graduando Sist. Informação, Univ. Fed. Rural de Pernambuco. Unid. Acad. Serra Talhada, Pernambuco; Bolsista ATP/CNPq.

Eduardo Henrique de Farias Cavalcanti
Prof. C. Univ. Maurício de Nassau

Jacqueline Santos Silva-Cavalcanti
Profa. Adjunta Univ. Fed. Rural de Pernambuco. Unid. Acad. Serra Talhada, Pernambuco; Curadora Museu Oceanografia UFRPE/UAST.


Abstract AN INNOVATIVE PROPOSAL OF PLATE TECTONICS LEARNING AT THE MUSEUM OF OCEANOGRAPHY, SERRA TALHADA - PERNAMBUCO. The insertion of technology in informal education centers arouses great population interest in visiting these spaces. In a region distant of urban centers, the implantation of an Oceanography Museum including geosciences aroused curiosity and interest in population. The present article aims to introduce innovative methodological tools in a museological space, providing to visitors a better undestanding about Plate Tectonics. The methodology included a physical and a digital game. After the visit, the visitors were invited to answer questionnaires related to the efficiency of games in relation to the understanding of the theory. The results showed that the distribution of contents in order of complexity provided the understanding of the theory to visitors. Moreover, the use of games drew the visitors' attention to the subject, with the result that 28.6% of the 119 respondents expressed greater interest in the geological part of the Museum than for the other ones.

Keywords: Educational non-formal spaces, Geosciences; Digital Games; Plate Tectonics.

Resumo Mudanças tecnológicas implementadas em centros não formais de educação podem despertar maior interesse da população em visitar essas instituições. Em Serra Talhada, distante dos centros urbanos, a implantação de um espaço museológico abrigando as geociências despertou curiosidade e interesse na população. O presente artigo visa apresentar recursos inovadores em um espaço museológico, proporcionando aos visitantes entendimento da Teoria da Tectônica de Placas. O método utilizado implicou o emprego de jogos físicos e virtuais. Após visita ao acervo, inúmeros visitantes responderam questionário relacionado à eficiência dos jogos em relação ao entendimento da teoria. Os resultados mostraram que a distribuição dos conteúdos, seguindo uma ordenação dada pela história geológica e do conhecimento geológico, proporcionou o entendimento da teoria pelos visitantes. Além disso, o emprego de jogos atraiu a atenção dos visitantes, fazendo com que 28,6% deles manifestassem maior interesse pelos conteúdos de geociências do Museu do que pelos demais conteúdos.

Palavras Chaves: Espaços não formais de educação; Geociências; Jogos virtuais; Placas tectônicas.

 

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