Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Conceitos básicos sobre segurança em trabalhos de campo para cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica

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Luiz Guilherme Poggio Teixeira
Geólogo consultor, SP, Brasil.
pogeologia@gmail.com

Ana Elisa Silva de Abreu
Depto. Geol. Rec. Naturais, Inst. Geoc. Unicamp, Campinas, SP, Brasil.
anaelisa@ige.unicamp.br

Abstract: Throughout undergraduate courses of Geology and Geological Engineering in Brazil, students will expend 20% of their time on fieldwork. As the risks on fieldworks are different from those found in classrooms and laboratories, they should be well evaluated; control measures should be implemented. This paper presents basic safety concepts and the main risks identified on field activities. It also proposes the establishment of a safety plan as an integral part of a code for undergraduate fieldwork activity. The plan should contain specific guidelines, appropriate documentation, and a training program. In order to be successful all parts involved must show their commitment, especially at the higher levels of decision making.

Resumo: Durante o curso de graduação os alunos dos cursos de Geologia e Engenharia Geológica no Brasil consumirão 20% do tempo em trabalhos de campo. Como os riscos nos trabalhos de campo são diferentes daqueles encontrados nas salas de aulas e nos laboratórios os mesmos devem ser avaliados e medidas de controle devem ser implantadas. No presente artigo são apresentados os conceitos básicos sobre segurança e identificados os principais riscos presentes nas atividades de campo de graduação. Em seguida propõe-se a criação de um plano de segurança como parte integrante de um código de atividades de campo. O plano deverá conter diretrizes específicas, documentação apropriada e programa de treinamentos. Para que o plano obtenha sucesso, ou seja, evite riscos, deverá haver engajamento por parte de todos os participantes da atividade e comprometimento das esferas superiores em relação à segurança.

Palavras-chaves: Plano de segurança, risco, perigo.

http://dx.doi.org/10.20396/td.v13i3.8651227

 

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