Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

c122p

Avaliação de desempenho da revista Terræ Didatica na área de Geociências

Versão integral PDF

Flávio Lopes Linquevis
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. E-mail: flavio.linquevis@uol.com.br

Celso Dal Ré Carneiro
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Bolsista do CNPq, Brasil. Campinas, SP. E-mail: cedrec@ige.unicamp.br

Pedro Wagner Gonçalves
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. E-mail:pedrog@ige.unicamp.br
contato

Abstract:This article describes results of a research about the editorial performance of Terræ Didatica (TD). It puts in evidence that the educational journal of the University of Campinas has been well accepted by the community. The research sought to evaluate whether the journal effectively acts as a dissemination tool of geoscientific knowledge. The instruments are Likert questionnaires and interviews with readers, authors, editors and editorial board members, aimed at measuring a series of aspects of interest for Geosciences teaching. The answers strongly support the effort of TD for disseminating high quality articles, both technical and didactic, as has been rightly done so far. The data shows the existence of a critical mass of researchers, teachers, students and other interested parties capable of actively promoting the dissemination of Geosciences in Brazilian society and even forming a recognizable community at the international level. It was suggested the journal to go beyond the context of public institutions of higher education.


Keywords: Geology, Earth Sciences, Education, Geography, publishing, popularization of Science, environment.

Resumo:Este artigo descreve resultados de pesquisa sobre o desempenho editorial de Terræ Didatica, o periódico educacional da Unicamp, que buscou avaliar se a revista cumpre com eficiência e eficácia o papel de ferramenta de divulgação do conhecimento geocientífico. Os instrumentos de pesquisa são questionários tipo Likert e entrevistas com leitores, autores, editores e membros do conselho editorial, voltados para mensurar uma série de aspectos de interesse para o ensino de Geociências. As respostas valorizam o esforço de TD em divulgar artigos de alta qualidade, tanto técnicos quanto didáticos, como tem sido feito acertadamente até agora. O conjunto de respostas mostra a existência de uma massa crítica de pesquisadores, professores, estudantes e interessados que pode ampliar a divulgação de Geociências na sociedade brasileira e até formar uma comunidade reconhecível no plano internacional. Sugere-se que a revista vá além do contexto das instituições públicas de ensino superior.


Palavras-chaves: Geologia, Geociências, Educação, editoração, divulgação científica, meio ambiente.

DOI: 10.20396/td.v14i2.8652658

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: