Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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c122p

Modelo físico para a determinação de epicentro: uma ferramenta para o ensino da Sismologia

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Material suplementar

A. L. Melo
Faculdade de Geofísica– Instituto de Geociências/UFPA. Belém, Pará, Brazil
aleandrom@gmail.com

B. F. Chiba
Faculdade de Geofísica– Instituto de Geociências/UFPA. Belém, Pará, Brazil
bruce.chiba@cprm.gov.br

E. N. S. Gomes
Faculdade de Geofísica– Instituto de Geociências/UFPA. Belém, Pará, Brazil
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera
ellensgufpa@gmail.com

C. B. Silva1,2
Faculdade de Geofísica– Instituto de Geociências/UFPA. Belém, Pará, Brazil
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera
cbarros.geof@gmail.com

Abstract: This paper presents a small-scale physical model illustrating the determination of earthquake epicenters, which aims to contribute to the teaching of Geosciences in basic education. The model may be used as a didactic support in a ludic approach to the teaching of Seismology concepts in the classroom, as well as in laboratories, exhibitions, and museums. The experiment is built from accessible materials. The paper presents details about the construction of the model, the used materials, and the computer program used for data acquisition and processing. This model is part of the work done at the Analog Modeling Laboratory of the Geophysics Faculty at the Federal University of Pará, Brazil. The models developed there are presented yearly at the “What is Geophysics?” exhibition, which has aroused the interest of the general public. For the multidisciplinary character of its construction, the experiment may be used as didactic support for teaching concepts of Geology, Physics, Electronics, Mathematics, and Computing.

Keywords: Epicenter location, Seismology, Geosciences teaching.

Resumo:Este trabalho apresenta um modelo físico em escala reduzida que ilustra a determinação de epicentros em terremotos, com objetivo de contribuir para o ensino das Geociências no ensino básico. Este modelo pode ser utilizado como suporte didático na abordagem de maneira lúdica de conceitos de Sismologia em sala de aula, laboratórios, exposições e museus. A construção do experimento é feita utilizando materiais acessíveis. São apresentados detalhes da construção, informações sobre materiais utilizados além do programa computacional utilizado para a aquisição e tratamento dos dados. Este modelo faz parte dos modelos que vem sendo desenvolvido no Laboratório de Modelagem Analógica da Faculdade de Geofísica da Universidade Federal do Pará e que são utilizados na Exposição “O que é Geofísica?” e por seu caráter interativo tem dispertado o interesse do público em geral.
Por ser um experimento que utiliza conceitos multidisciplinares, durante sua construção, o mesmo pode ser utilizado como suporte didático para desenvolvimento de conceitos de Geologia, Física, Eletrônica, Matemática e Informática, além da utilização para desenvolvimento de tópicos de Geociências.

Palavras-chave:: Localização de epicentro, sismologia, ensino de Geociência


DOI: 10.20396/td.v14i2.8652659

 

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