Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

c122p

Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de Geologia e Paleontologia na educação básica

Versão integral PDF

Priscilla Dália S. Alves
Bióloga licenciada pela Faculdade Técnico-Educacional Souza Marques. Rio de Janeiro, RJ. E-mail: priscilladalia@yahoo.com.br
contato

Abstract: The present work proposes to verify, in the teaching of biological sciences in basic education (high school), the association between the contents of geopaleontology and evolution, and to study whether the students are able to relate the theoretical concepts learned in class with the events/phenomena that actually occurred millions of years ago, including the birth of planet Earth. By means of a ludic activity – a human board game with questions and answers –, this work sought to analyze and answer the frequent doubts that arise during the game. It was also observed that the game resulted in new learning, and how well students assimilated it.


Keywords: Natural sciences, high school education, Geology, Paleontology, evolution, ludic activities

Resumo:O presente artigo traz a proposta de verificar dentro do ensino de ciências naturais (Biologia, Geologia e Paleontologia) na educação básica (ensino Fundamental II e Médio) como é a associação entre os conteúdos da área de Geologia e Paleontologia com evolução e estudar se os discentes conseguem assimilar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula com os eventos/ fenômenos propriamente ocorridos há milhões de anos incluindo o surgimento do planeta Terra. Analisar, através de uma atividade lúdica, as frequentes dúvidas que surgirão durante esta atividade, esclarecendo-as. Ainda irá observar se o jogo trouxe algum aprendizado novo e o quanto isso foi aproveitado por eles.

Palavras-Chave: Ciências naturais, educação básica, Geologia, Paleontologia, evolução, atividade lúdica.

 

DOI: 10.20396/td.v14i2.8651582

 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: