Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
_____________________
Volume 14, n2
Volume 14, n1
Volume 12, n3
Volume 10, n2
Volume 8, n2
A história recente das Ciências da Terra como estratégia de ensino para confrontar representações epistemológicas ingênuas
Leonor Bonan
Centro de Formación e Investigación en Enseñanza de las Ciencias, Universidad de Buenos Aires, lbonan@de.fcen.uba.ar
Abstract RECENT EARTH SCIENCE HISTORY AS A TEACHING STRATEGY TO CONFRONT NAIVE VIEWS OF SCIENCE In this work we try to make visible some epistemological aspects that are usually hidden by teaching. To do that we expose in a schematic way the recent evolution of the research domain associated to mantle convection. The analysis allows to indicate that epistemological aspects should be included in the undergraduate courses of Geology and Geophysics
Keywords: Earth Science history, scientific activity, teaching strategy
Resumo Este trabalho procura evidenciar aspectos epistemológicos ocultos no ensino. Para tanto, apresenta de forma simplificada a evolução das pesquisas sobre convecção no manto e explora a controvérsia existente entre modelos diferentes. A partir dessa análise, indica-se que aspectos epistemológicos deveriam ser considerados no ensino superior de Geologia e Geofísica
Palavras-chave: História das Ciências da Terra, atividade científica, estratégia de ensino
Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -
Desenvolvimento: