Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
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Volume 14, n2
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Volume 8, n2
Abordagem da escala espacial no ensino-aprendizagem do relevo
William Zanete Bertolini
Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, IGC/UFMG. geozaneti@hotmail.com
Vilma Lúcia Macagnan Carvalho
Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, IGC/UFMG. vlmc@ufmg.br
Abstract This paper presents some possibilities to teach relief at the level of Junior High Schools, from the perspective of typical landforms. The landforms can be presented in different scales. Taking the relief of Belo Horizonte as example, we start from a local landform analysis to a regional one, hitting a more abstract level to understand the concept of relief. The proposal explores geomorphological concepts involving visual language by the use of oblique photographs for local scale, elevation terrain models and maps for regional scale, for teaching and learning of geomorphology
Keywords: Relief, teaching, spatial scale
Resumo O objetivo principal deste artigo é o de apresentar proposta de abordagem do relevo na escola básica sob a perspectiva de suas formas típicas e apresentadas em diferentes escalas. Tomando como referência o relevo de Belo Horizonte, inicia-se pela escala local das formas (ou seja, do concreto), para a escala regional, atingindo assim os níveis mais abstratos de compreensão do relevo. A proposta explora conceitos geomorfológicos e envolve a linguagem visual mediante o uso de fotografias oblíquas para a escala local e modelos digitais de terreno e mapas para representar a escala regional no processo de ensino e aprendizagem da geomorfologia
Palavras-chave: Relevo, ensino, escala espacial
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