Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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Utilização de recursos de ambiente cad em geologia estrutural

Celso Dal Ré Carneiro, Ancilla Maria Almeida de Carvalho

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ABSTRACT CAD RESOURCES FOR RESOLVING STRUCTURAL GEOLOGY PROBLEMS. The article describes features, examples and resources in CAD environment for teaching-learning of Structural Geology. For practical resolution of structural problems, the features of rock bodies are treated as three-dimensional arrangements of geometric figures such as planes, lines and surfaces. The techniques involve descriptive geometry, trigonometry and analytic geometry. Based on learning of manual techniques, the resources in a CAD environment help teaching-learning techniques for representation of natural rock bodies in three dimensions. The article brings together three typical examples, solved in a CAD environment, on layer thickness, depths, apparent dips, intersection of two planes and attitude of a plane from three points. These resources and program features may assist in determining the most appropriate way, for students and professionals, for problem-solving and digital data representation.


Keywords Geological structures; Structural Geology; Geology; teaching-learning; 3D structures; structural representations.


RESUMO O artigo descreve exemplos e técnicas de uso de recursos em ambiente CAD para ensino-aprendizagem de Geologia Estrutural. Na resolução manual de problemas práticos, as estruturas de corpos rochosos são tratadas como arranjos tridimensionais de figuras geométricas, como planos, linhas e superfícies. As técnicas envolvem geometria descritiva, trigonometria e geometria analítica. Baseados em conhecimentos sobre o conjunto de técnicas manuais, os recursos em ambiente CAD auxiliam o ensino-aprendizagem de técnicas de representação em três dimensões. O artigo reune três exemplos típicos, em ambiente CAD, de problemas sobre espessuras de camadas, profundidades, mergulhos aparentes, interseção de planos e determinação da atitude de um plano a partir de três pontos. Os exemplos ajudam a selecionar bons caminhos para resolução de problemas, sob a restrição permanente da aquisição de licenças de softwares comerciais. A experiência estimula a busca de alternativas educacionais para superar resultados, tantas vezes insatisfatórios, do ensino-aprendizagem de Geologia Estrutural.


Palavras-chave: Geologia Estrutural; Representação tridimensional; programas CAD; Geologia; Ensino-aprendizagem.

 

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

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