Campinas-Brasil
ISSN 1980-4407
_______
Utilização de recursos de ambiente cad em geologia estrutural
Celso Dal Ré Carneiro, Ancilla Maria Almeida de Carvalho
ABSTRACT CAD RESOURCES FOR RESOLVING STRUCTURAL GEOLOGY PROBLEMS. The article describes features, examples and resources in CAD environment for teaching-learning of Structural Geology. For practical resolution of structural problems, the features of rock bodies are treated as three-dimensional arrangements of geometric figures such as planes, lines and surfaces. The techniques involve descriptive geometry, trigonometry and analytic geometry. Based on learning of manual techniques, the resources in a CAD environment help teaching-learning techniques for representation of natural rock bodies in three dimensions. The article brings together three typical examples, solved in a CAD environment, on layer thickness, depths, apparent dips, intersection of two planes and attitude of a plane from three points. These resources and program features may assist in determining the most appropriate way, for students and professionals, for problem-solving and digital data representation.
Keywords Geological structures; Structural Geology; Geology; teaching-learning; 3D structures; structural representations.
RESUMO O artigo descreve exemplos e técnicas de uso de recursos em ambiente CAD para ensino-aprendizagem de Geologia Estrutural. Na resolução manual de problemas práticos, as estruturas de corpos rochosos são tratadas como arranjos tridimensionais de figuras geométricas, como planos, linhas e superfícies. As técnicas envolvem geometria descritiva, trigonometria e geometria analítica. Baseados em conhecimentos sobre o conjunto de técnicas manuais, os recursos em ambiente CAD auxiliam o ensino-aprendizagem de técnicas de representação em três dimensões. O artigo reune três exemplos típicos, em ambiente CAD, de problemas sobre espessuras de camadas, profundidades, mergulhos aparentes, interseção de planos e determinação da atitude de um plano a partir de três pontos. Os exemplos ajudam a selecionar bons caminhos para resolução de problemas, sob a restrição permanente da aquisição de licenças de softwares comerciais. A experiência estimula a busca de alternativas educacionais para superar resultados, tantas vezes insatisfatórios, do ensino-aprendizagem de Geologia Estrutural.
Palavras-chave: Geologia Estrutural; Representação tridimensional; programas CAD; Geologia; Ensino-aprendizagem.
Volume 14, n2
Volume 10, n2
É necessário um programa leitor de PDF, como o Adobe Acrobat ou o Foxit, para abrir os arquivos dos artigos. Clique nos botões abaixo para fazer o download gratuito.