O que é Empresa Júnior:

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.
A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica.

O Movimento das Empresas Juniores (MEJ)
surgiu na França, com o surgimento da primeira EJ, na ESSEC
(L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris), em 1967. Em 1969, foi criada a Confederação Francesa de Empresas Juniores que já reunia mais de 20 EJ´s da época.
Em 1988, o MEJ chega ao Brasil com a iniciativa Câmara de Comércio França-Brasil, que traz ao país o conceito de empresa júnior e leva ao surgimento das primeiras EJ´s nacionais: a FGV Jr. e a Júnior FAAP. A GEPEA e 3E foram as pioneiras na Unicamp, fundadas em 1990 e, desde então, outras surgiram.
O Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp foi fundado em 1993 e tem como objetivo integrar as EJ´s da Universidade, além de promover o crescimento e a captação de recursos em suas filiadas.
Com o passar do tempo, o MEJ se espalhou rapidamente pelo Brasil, que hoje tem o maior número de empresas juniores do mundo, com aproximadamente 600 EJ´s espalhadas pelo país.

Brasil Jr.
– Confederação Brasileira de Empresas Juniores

Fejesp – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo

Núcleo – O Núcleo das Empresas Juniores da UNICAMP é uma associação das Empresas Juniores da Universidade Estadual de Campinas que busca o fortalecimento do MEJ dentro da universidade, a fim de criar impacto no sistema educacional e econômico, através da realização de projetos de relevância a micro e pequenos empreendedores.
O Núcleo da UNICAMP é o maior do Brasil, integrado por 19 Empresas juniores somando mais de 400 talentos, estudantes de diversas áreas do conhecimento e localizado em uma das mais conceituadas universidades do mundo.
Assim, desde 1993, o Núcleo vem se desenvolvendo e fomentando o empreendedorismo entre os jovens, despertando líderes da sociedade.