Objetivo

O objetivo do curso Foresight & Beyond: Prospecção, Priorização e Apoio à Tomada de Decisão – Edição 2018 – é oferecer aos gestores de organizações públicas e privadas os fundamentos, tendências e as principais técnicas e ferramentas empregadas em estudos de futuro, priorização e apoio à decisão em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
(PDI). Os principais conceitos, metodologias e tendências – com destaque para a prospecção baseada em dados (data & text mining, big data) – são apresentados por meio de uma abordagem interativa, com apresentação de casos e experiências nacionais e internacionais e aplicação prática.

Ementa

Curso voltado a capacitar profissionais de várias áreas nos conceitos, métodos e práticas de prospecção, priorização e apoio à decisão em atividades de ciência, tecnologia e inovação (CTI). Fundamentos e fronteiras da prospecção, priorização e decisão em investimentos públicos e privados em pesquisa, desenvolvimento e inovação são abordados por profissionais com vários anos de experiência no brasil e no exterior. Professores nacionais e estrangeiros revezam-se trazendo aos participantes um curso intensivo e atualizado sobre como atuar na prospecção em CTI e na priorização de PDI, incluindo ferramentas de apoio à decisão.

Público Alvo

Profissionais dos setores público e privado, direta e indiretamente envolvidos com atividades de planejamento, gestão, avaliação de estratégicas, políticas e programas de CTI.

Temas Abordados

  • Estudos de futuro: fundamentos, conceitos, fronteiras e desafios
  • Prospecção baseada em opinião
  • Prospecção baseada em dados (data & text mining, big data)
  • Foresight corporativo
  • Priorização, tomada de decisão e seleção de portfolio
  • Customização de métodos
  • Exercício de preparação de um estudo prospectivo

Professores

Professor responsável

Sergio Salles-Filho icone_email  

Mais de 25 anos de experiência docente. Foi pesquisador visitante na Universidade de Manchester. Coordenou vários projetos de pesquisa e serviços em importantes organizações públicas e privadas no Brasil e no exterior em estudos do futuro, planejamento evolutivo, avaliação de resultados e impactos, políticas e estudos setoriais, dentre outros. É fundador do LabGEOPI


Professores do curso

Adriana Bin icone_email  

10 anos de experiência docente na UNICAMP. Atua em diversos projetos e pesquisa e consultoria nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção de ciência, tecnologia e inovação.


Anibal Tavares de Azevedo icone_email  

Professor da Unicamp e pesquisador parceiro de diversas instituições de pesquisa nacionais e internacionais em modelos matemáticos e de simulação para apoio à tomada de decisão.


Leonardo_Duarte_150Leonardo Tomazeli Duarte icone_email  

Experiente professor e pesquisador da UNICAMP em processamento de sinais, métodos matemáticos para apoio à decisão multicriterial (MCDA), processamento de dados para lidar com interação entre MCDA e análise envoltória de dados, etc.


Nicholas Vonortas icone_email

Professor de economia e relações internacionais na George Washington University. Especialista em análise de risco, redes/parcerias e bibliometria. Trabalha em parceria com diversas instituições de prestígio no Brasil, Rússia, Coréia e União Europeia


Roberto Marcondes Cesar Junior icone_email  

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) desde 2008.  Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação – IME – USP.  Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação (modelagem matemática e engenharia), com ênfase em visão computacional, reconhecimento de padrões; processamento de imagens, bioinformática e eScience.


Jesús Pascual Mena Chalco  

Professor e pesquisador da UFABC em Ciência da Computação e da Informação. É especialista em prospecção de grandes volumes de dados científicos e reconhecimento de padrões (graph mining).