GEPOT

PESQUISADORES

Prof. Márcio Cataia

Biografia

Professor Livre Docente pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Pós-Doutorado na Université Paris III – Institut des Hautes Etudes de l’Amérique latine, PARIS 3 – IHEAL, França. Atua em duas áreas, Geografia Política e Geografia Econômica. Estas duas áreas são aproximadas pelas pesquisas sobre a Economia Política do Território Brasileiro. Especialmente enfocando os temas: Território e Energia (renovação das materialidades para a transição energética e sua geografia) e os nexos entre os Circuitos Espaciais Produtivos e os Dois Circuitos da Economia Urbana. Atualmente, é Diretor do Instituto de Geociências para o período de 2021 a 2025. Coordena o Grupo de Pesquisa em Economia Política do Território (GEPOT), vinculado ao Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN), do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp.

Pesquisas

Livia Cangiano Antipon

Biografia

Livia Cangiano Antipon é geógrafa, professora e pesquisadora. Realiza seu doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. É Mestra (2017), Bacharela (2014) e Licenciada (2013) pela mesma universidade e área de atuação. Em 2022/2023 foi Visiting Scholar da City University of New York (Center for Place, Culture and Politcs – Graduate Center). Durante a graduação estagiou na Université Paris Diderot- Paris VII, no instituto de Géographie, Histoire, Sciences de la Societé (2012), e no mestrado realizou visita técnica no Observatori de l’Alimentació (ODELA), na Universitat de Barcelona (2016). Integrou o projeto de cooperação acadêmica PROCAD-AMAZÔNIA (UNICAMP-UEMA-UFPA), com estágio de pesquisa na Universidade Estadual do Maranhão (2019). Atuou como professora de Geografia no ensino básico em escolas do estado de São Paulo (2009-2019) e no ensino superior no Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (2021). Possui especial interesse na área de Geografia Econômica, Política e Urbana, com ênfase nos estudos da produção da fome nas metrópoles dos países periféricos. Sua pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, preocupa-se em entender, a partir da teoria dos Dois Circuitos da Economia Urbana, a Situação Alimentar e a produção da fome em São Luís, capital do Maranhão. É coautora do livro “Fome e Assistência Alimentar na Pandemia” (Editora Paulus, 2022).

Luiz Fernando Vieira dos Santos

Biografia

É estudante de Mestrado em Geografia no Instituto de Geociências (IG) da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2020 – atual) no Programa de
Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. É Licenciado e Bacharel em Geografia pela
mesma instituição (2019). Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP) e Núcleo de Estudos da População (NEPO), entre
os anos de 2015 e 2019, com projetos nas áreas de Demografia, Geografia Humana e
econômica, estudando a dinâmica demográfica da Região Metropolitana de Campinas
(São Paulo/Brasil), os Circuitos da Economia Urbana no município de Santos (São
Paulo/Brasil) e o Centro da cidade de São Paulo e suas relações com o trabalho
feminino. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Geografia Econômica e
interseccionalidade (gênero, raça e classe), estudando o Circuito Espacial Produtivo de
Eletrônicos, a Indústria 4.0 e o trabalho feminino na Região Metropolitana de Campinas
(SP). É também pesquisador (Bolsista – TT3 FAPESP) no Grupo de Pesquisa em
Economia Política do Território (GEPOT), onde desenvolve a pesquisa “Análise
Interseccional do Circuito Inferior Híbrido", buscando aprofundar o debate de gênero na
Geografia. Tal investigação é vinculada ao projeto de pesquisa "Direito ao mar:
Economia Costeira da Região Metropolitana da Grande São Luís (Maranhão/Brasil)”,
financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do
Maranhão (FAPEMA). Tem interesse em pesquisar as desigualdades de gênero, a vida
das mulheres no mundo do trabalho, a formação do proletariado urbano no Brasil não
somente pelo enfoque dos mecanismos internos do capitalismo, mas também pelo
funcionamento do machismo, do racismo e do sexismo. Busca trazer em suas pesquisas
a análise interseccional sobre os circuitos espaciais de produção, economia política,
pobreza e trabalho no ambiente urbano das cidades brasileiras.

Fransciny Costa Alves

Biografia

É estudante de Licenciatura em Geografia no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018 -atual). É Bacharela em Geografia pela mesma instituição (2021), tendo produzido como trabalho de conclusão (TCC) a pesquisa: “Fé, espaço e tempo: uma investigação sobre a dinâmica espaço-temporal da Paróquia São Cristóvão, Valinhos – SP”. Atuou como bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Instituto de Geociências (IG), entre os anos de 2018 e 2019. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Geografia Política e Línguas, realiza Iniciação Científica através Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com a pesquisa: “Territórios e Línguas: estudo sobre o papel da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na constituição de uma Identificação Supranacional”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Também participa do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Território (GEPOT). Tem como interesses de pesquisa a relação da cultura com o espaço, principalmente os desdobramentos da religião e da língua, atualmente foca-se nos desenlaces da língua com o território.

Guerby Sainte

Biografia

Doutorando em Geografia (2021) no Programa de Pós-graduação em Geografia (Econômica) da UNICAMP; Mestrado em Geografia (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui Bacharel (2017) e Licenciatura em Geografia (2018) pela mesma Universidade, pelo programa Pró-Haiti financiado pela CAPES (2011-2018), foi estudante do terceiro ano de Bacharelado em Ciências Agronômicas da Universidade Polivalente do Haiti (2008-2011), e também completou o ensino médio pelo Lycée Jacques Stephen Alexis (2007). Integra do Grupo de Estudos em Economia Política do Território – GEPOT. Desenvolve a Pesquisa na área de Geografia Econômica com os seguintes temas: Circuito espacial produtivo, Vulnerabilidade Territorial, Comércio transfronteiriço, fronteira, interações espaciais, circuitos da economia urbana, Ajuda humanitária, Soberania territorial.

Renan Augusto Ramos

Biografia

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara. É bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em função do projeto de Mestrado “O uso do território e os circuitos da economia urbana: uma análise e interpretação das práticas econômicas populares na região costeira de São Luís/MA”. Também é membro-pesquisador no Grupo de Estudos em Economia Política do Território (GEPOT/CNPQ). Também desenvolveu Iniciação Científica pela mesma agência de fomento em função do projeto “Feiras econômicas: a manifestação socioespacial do circuito inferior em Araraquara/SP” (2020-2022). Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental (NEPDUA/CNPQ), entre os anos de 2018 e 2021. Seu interesse é nos processos contemporâneos do mercado de trabalho e suas manifestações empíricas no espaço urbano. Trabalha com uma abordagem multidisciplinar para compreender as feições atuais e o dinamismo social nas iniciativas de geração de trabalho e renda nas cidades, sobretudo, do Sul global.

Camilla Ribeiro Leal

Biografia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui bacharel e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de Geografia na Escola Americana de Vitória e atualmente desenvolve pesquisas sobre economia política da cidade e os dois circuitos da economia urbana. Além disso, integra o Grupo de Pesquisa em Economia Política do Território – Gepot, vinculado ao Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial – Geoplan e compõe o Conselho Editorial do Boletim Campineiro de Geografia (BCG).

Bruno Libânio

Biografia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, atua na área de geoprocessamento e desenvolve pesquisa no tema de sistema eleitoral brasileiro na área de Geografia Política, desenvolvendo pesquisa no mapeamento das estratégias locais de financiamento de campanhas eleitorais por agentes e suas intencionalidades. Tem experiência em produção cartográfica, sensoriamento remoto e manuseio de base de dados georreferenciada em escala nacional.

Jéssica Aparecida dos Santos Rodrigues

Biografia

Geógrafa, Bacharela (2022) e Licenciada (2022), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre os anos de 2018 e 2022, desenvolvendo pesquisa nas áreas da Geografia Humana e Geografia Econômica, pesquisando os Circuitos da Economia Urbana e o Mercado Socialmente Necessário no município de Campinas (SP). Tem interesse pela Economia Política da Cidade, do Território e da Urbanização e por Economias de Proximidade. Integra a Secretaria da Diretoria Executiva Local da AGB-Campinas (2022-2024).

Rodrigo Fernandes Silva

Biografia

É Licenciado e Bacharel em Geografia pela mesma instituição (2009). Em 2013, obteve o título de Mestre através da pesquisa intitulada “Território e federação”. Renovação das materialidades e compensações financeiras pela exploração de recursos territoriais”, como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Desde 2022, é estudante de Doutorado em Geografia no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Programa de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Em sua investigação, sem bolsa de fomento, se desenvolve na área da Geografia Econômicao, tendo como objeto a verificação das alterações territoriais geradas pelos derramamentos de petróleo nas praias brasileiras, em 2019, e da atual transição técnica focado nas implicações desses eventos na vida cotidiana dos trabalhadores do circuito inferior da economia urbana de São João da Barra (RJ), Natal (RN) e São Luís (MA). Tal investigação é vinculada ao projeto de pesquisa “Direito ao mar: Economia Costeira da Região Metropolitana da Grande São Luís (Maranhão/Brasil)”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Tem interesse em pesquisar as distintas divisões territoriais do trabalho, as formas de realização do trabalho nos local, assim como, as transformações das decorrentes das formas de uso do território. Para tanto, associa temas como os circuitos espaciais da produção, economia política do territorio, uso técnico dos objetos e a manifestação territorial dos eventos.

Carlos Salazar

Biografia

Doutorando em Geografia no Instituto de Geociências (IGe) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2021 – atual) no Programa de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Mestre em Geografia (IGe-Unicamp) com a dissertação: Território, Espaço Banal e Soberania: a Privatização da Petrobrás (2020). Bacharel em Geografia (IGe-Unicamp). Trabalhou como operador de processo na Refinaria de Paulínia – Petrobrás (2003-2016), foi dirigente do Sindicato dos Petroleiros Unificado – SP (2006-2009). Pesquisa a economia política do território a partir da Petrobrás, buscando discutir o papel que as instituições têm na mediação entre a divisão internacional do trabalho e a formação socioespacial brasileira, as relações de trabalho e organização sindical e as contradições relativas à condução do Estado e suas instituições no período da globalização, da financeirização do mundo e do neoliberalismo como cânone da racionalidade hegemônica; e seus desdobramentos no cotidiano do território.

Oscar Esteban Herrera Florez

Biografia

Cientista político (2019) pela Universidad Nacional de Colombia (UNAL) – Bogotá. Realiza seu mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo pesquisa sobre conflitos sociais e resistência das sociedades. Também pesquisa sobre planejamento popular e das comunidades e o uso do território.
É membro do no Grupo de Pesquisa em Economia Política do Território (GEPOT) vinculado ao Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN) do Instituto de Geociências (IG) – UNICAMP.

Eliane Neves

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UNICAMP. Geógrafa pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como colaboradora do Instituto Mamirauá/OS-MCTIC, Tefé-AM, realizando atividades com comunidades rurais e ribeirinhas do Médio Solimões, Amazonas, nas seguintes perspectivas: educação ambiental, conservação ambiental, manejo sustentável e participativo dos recursos naturais, mediação de conflitos, formação de professores e valorização do conhecimento tradicional. Também atuou como bolsista do Instituto, em atividades de apoio às pesquisas/trabalhos relacionadas à conservação da biodiversidade, realizando tratamento de dados e elaboração de produtos cartográficos por meio de SIG e sensoriamento remoto, bem como capacitações em Geoprocessamento e apoio de campo. Atuou ainda em projetos de criação, ampliação e regularização fundiária de unidades de conservação (Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema e Mosaico de Paranapiacaba, SP). Realizou pesquisas sobre conflitos ambientais e urbanos junto ao Departamento de Geografia/FFLCH-USP e ao Instituto de Estudos Brasileiros/USP. Também tem experiência como docente nas áreas de Geografia e Ambiente.

Currículo Lattes


Luciana Oliveira da Silva

Licenciada (2007) e Bacharel (2009) em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mestranda em Geografia pela mesma Instituição, atua como técnica no Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC), desenvolvendo atividades de atualização cartográfica da rede hidrográfica e trabalhos técnicos relacionados aos mapeamentos oficiais e jurisdições territoriais municipais do estado de SP.

Currículo Lattes


Maria Luiza

Graduanda em geografia – licenciatura e bacharelado – pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio no Programa de Apoio Didático (PAD), no segundo período letivo de 2018, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcio Cataia IG/Unicamp, na disciplina GF129-Geografia Econômica. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES) no subprojeto Geografia de agosto de 2018 a novembro de 2019. Participa desde junho de 2018 do Cursinho popular Emancipa, em Campinas como professora e coordenadora. Atualmente, em trabalho de conclusão de curso, estuda os efeitos da mineração e da financeirização no território, em Minas Gerais. Tem interesse na área de geografia humana e econômica, estudando os circuitos da economia, economia política, o território e suas horizontalidades e verticalidades.

Currículo Lattes


Leandro Henrique da Silva

Nascido em Londrina, Estado do Paraná, concluiu a Licenciatura (2006) e o Bacharelado (2007) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Em 2013, defendeu a dissertação de Mestrado: A dinâmica da Divisão Internacional e Territorial do Trabalho: o exemplo de São Bernardo do Campo – SP, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente trabalha como professor de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Ingressou no curso de Doutorado em Geografia Humana na Universidade de Campinas – Unicamp em 2019. Temas de pesquisa: Geografia econômica, novas tecnologias no ensino de Geografia.

Currículo Lattes


Luciano Duarte

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também obteve o título de doutorado em Geografia. Desenvolve pesquisas nos temas de circuitos espaciais produtivos, especialmente do petróleo, e em economia política da cidade. Também se interessa pelos temas de energia, implementação e renovação de macro-sistemas técnicos, urbanização e metropolização, além de questões como federalismo, mobilidade urbana e políticas públicas territoriais. Atualmente é professor substituto do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Sorocaba). Além disso, exerce o cargo de Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção Campinas (AGB-Campinas) e integra o Conselho Editorial do Boletim Campineiro de Geografia (BCG).

Currículo Lattes


Jéssica dos Santos Rodrigues

Estuda Geografia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cursando Licenciatura e Bacharelado. Atua como bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo projeto nas áreas da Geografia Humana e Geografia Econômica, pesquisando os Circuitos da Economia Urbana e o Mercado Socialmente Necessário no município de Campinas (SP). Interesse em pesquisar economia política da cidade e da urbanização e economias de proximidade. Integrante da Comissão de comunicação da Diretoria Executiva Local da AGB-Campinas gestão 2020 (Associação dos Geógrafos Brasileiros).

Currículo Lattes


Livia Cangiano Antipon

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Formou-se Mestra (Fevereiro/2017) em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu pesquisa com especial interesse na área de Geografia Econômica com ênfase nos estudos urbanos e na produção da fome nas metrópoles dos países periféricos. Atualmente desenvolve pesquisa sobre os Dois Circuitos da Economia e a Situação Alimentar em São Luís (MA). Possui Licenciatura (Agosto/2013) e Bacharel (Fevereiro/2014) em Geografia pela mesma universidade. No período de formação inicial realizou estágio universitário na Université Paris Diderot/Paris VII- UFR Géographie, Histoire, Sciences de la Societé (2012).

Currículo Lattes


Sainte Guerby

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui Bacharel em Geografia na UNICAMP (2017) e Licenciatura pela mesma Universidade (2018) do programa Pró-Haiti. Foi também estudante do terceiro ano em bacharel em Ciências Agronômicas e Desenvolvimento da Universidade Polivalente do Haiti (2008-2011, interrompido). Completou o Ensino médio pelo Lycée Jacques Stephen Alexis (2007).

Currículo Lattes