Funil de Inovação Aplicado à Gestão Estratégica de Projetos de P&D Focados no Desenvolvimento de Tecnologias: Uma Experiência no Setor Elétrico Brasileiro. QUADROS, Ruy. SANTOS, Glicia, BARROS NETO, Manoel. XXXV Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Administração ENANPAD, Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro de 2011.

Autores: Ruy de Quadros Carvalho; Glicia Vieira dos Santos; Manoel Clementino Barros Neto.

RESUMO

O objetivo deste paper é – por meio do relato de uma experiência de estruturação de processos e ferramentas relacionados à gestão estratégica da P&D no setor elétrico – mostrar as condições e o potencial para a melhora da eficiência, eficácia e efetividade do programa de P&D regulado pela ANEEL. A Lei no. 9.991 de 24 de julho de 2000 dispõe sobre realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética por parte da empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor brasileiro de energia elétrica. Essa lei estabelece a obrigatoriedade da aplicação de 1% da receita operacional líquida anual em projetos de P&D e eficiência energética. Em função da supracitada Lei, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL tem publicado as respectivas Resoluções regulamentando os procedimentos para formulação e apresentação dos projetos e dos Programas. Para o efetivo cumprimento das obrigações legais, a CEB – Companhia Energética de Brasília elabora o Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – P&D, composto de projetos que visam desenvolver soluções inovadoras para os processos da empresa e elevar sua eficiência empresarial. Embora tenham se passado oito anos em que os recursos foram sistematicamente aplicados, verificou-se um modelo de gestão de P&D que não favorece a otimização dos recursos e o alinhamento dos projetos de P&D às estratégias empresariais. Tendo identificado a necessidade de uma correção de rumos, a coordenação de P&D da CEB definiu como uma das prioridades para o Programa de P&D do ciclo 2006/2007 uma pesquisa que fizesse um diagnóstico das práticas de gerenciamento da P&D e, portanto, levasse à reformulação dessas práticas. Essa pesquisa se iniciou no segundo semestre de 2007, tendo sido finalizada no primeiro semestre de 2010, e os autores do trabalho compõem o núcleo principal da equipe nela envolvida. Elaborou-se, no quadro desse projeto e em constante interação com a equipe interna da empresa, um novo processo de gestão da P&D orientado para a inovação tecnológica e adequado à estratégia da CEB. Esse processo, em seu detalhamento, baseou-se no desenvolvimento de um modelo customizado de gestão estratégica da P&D para a CEB, inspirado na literatura especializada (Cooper et al, 2002a e b; Tidd et al, 2005; Quadros, 2008). O centro do modelo de gestão da P&D concebido para essa empresa é um processo de ideação (identificação de prioridades, necessidades e idéias para atendê-las) e um funil de inovação adequado a projetos tecnológicos voltados para a busca de soluções operacionais inovadoras. A validação desse modelo deu-se por meio de workshops específicos, no ano de 2009, com a alta direção da CEB; vindo, em seguida, as etapas de: desenvolvimento do sistema informatizado (workflow) que fornece suporte ao modelo d processo decisório; implementação da versão piloto; teste; ajuste e validação; e, por fim, de treinamento para disseminação do novo modelo aos colaboradores da empresa.

PALAVRAS CHAVE: Gestão estratégica, P&D, setor elétrico.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.