Gestão da Inovação sob a perspectiva do Desenvolvimento Sustentável: lições das estratégias e práticas na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

GESTÃO DA INOVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: LIÇÕES DAS ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS NA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. QUADROS, R.; VILHA, A. M. ; Revista de Administração e Inovação, v. 9, p. 28-52, 2012.

Autores: Anapatrícia Morales Vilha; Ruy de Quadros Carvalho.

RESUMO

A preocupação com a questão ambiental tem levado o setor produtivo a buscar oportunidades de negócios a partir de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, algumas empresas brasileiras do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vêm incorporando ingredientes naturais da biodiversidade em seus produtos, em resposta à concorrência intensa com as empresas multinacionais do setor, bem como por conta da busca de atuação em mercados internacionais. Nesse sentido, este trabalho analisa as implicações que a busca de uma trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade da gestão do processo de inovação tecnológica e para o acúmulo de competências a ela associada. Para tanto, realizou-se de forma presencial um survey exploratório junto a uma amostra de 12 empresas nacionais e multinacionais que atuam no setor, com o objetivo de investigar suas estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica. Os resultados permitiram construir uma categorização dedutiva sobre as diferentes abordagens quanto ao uso de ingredientes naturais nos produtos das empresas, com implicações igualmente distintas em relação às atividades tecnológicas e inovativas e aos princípios do desenvolvimento sustentável.

PALAVRAS CHAVE: Gestão de inovação tecnológica; Desenvolvimento sustentável.

LABGETI/UNICAMP

O Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação – LabGETI reúne o grupo de professores, pesquisadores e alunos do Departamento de Política Científica e Tecnológica – DPCT da UNICAMP e de instituições colaboradoras que tem como objetivo contribuir para o avanço da pesquisa e do conhecimento sobre os processos de gestão, organização e governança da P&D e da inovação tecnológica em empresas de negócios e instituições de C&T no Brasil e outros países emergentes, com ênfase em sua relação com as estratégias competitivas, de crescimento e de globalização.

Notícias

Siga-nos

© Copyright 2020. Todos os Direitos Reservados.