Bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre pela UNICAMP e Doutor em Development Studies pela University of Sussex (RU). Foi pesquisador e Diretor Técnico do IPEA (Ministério do Planejamento).
É Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG/UNICAMP, líder do Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação e idealizador do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica da Unicamp, que em 18 anos de trajetória formou uma comunidade de 750 gestores de P&D+I. Dedica-se à pesquisa, docência e consultoria em planejamento e gestão da inovação e da tecnologia e suas implicações para a estratégia competitiva e o desempenho das empresas.
Em sua pesquisa recente, tem investigado a adoção de modelos, ferramentas e formas organizacionais relacionadas ao planejamento e gestão da inovação de produtos, processos e modelos de negócio. Conduziu a Pesquisa Primar do CGEE/MCTIC de produção de indicadores de difusão de práticas de gestão da Inovação em empresas brasileiras. Também se tem dedicado a entender a dinâmica da inovação nas cadeias globais de valor e suas implicações para empresas nos países emergentes, com ênfase nos setores agrícola, automotivo e de energia.
Orientou mais de 30 teses e dissertações de doutorado e mestrado. Artigos publicados nos seguintes periódicos: Sustainability, Research Policy, Journal of Technology Management & Innovation, International Journal of Technological Learning, Innovation and Development, Technology Forecasting and Social Change, Research Evaluation, Journal of Development Studies, Revista de Administração Contemporânea, RAI e RAUSP, além de livros e capítulos de livros publicados, no Brasil e no exterior.
Deu apoio técnico aos processos de gestão da inovação das seguintes empresas: Cepel/Eletrobras, Instituto Eldorado, Vale, Petrobrás, ThyssenKrupp, Natura, Oxiteno, Ouro Fino, Eletrobras, Cemig, Renault, Volkswagen, Suzano, International Paper, Unilever e J. Macêdo. Foi consultor de organismos nacionais, como MCTI, Fapesp e Seade, e internacionais, como UNIDO, OCDE, CEPAL, INTECH e IDE/MIT.
Em 2018, recebeu da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) o Prêmio Lifetime Achievement em Gestão da Inovação, em sua primeira edição.