No último dia 23/08/2025 ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a 20ª edição do Programa Unicamp de Portas Abertas (UPA), e contou com inscrição prévia de mais de 45 mil pessoas.

Realizado continuamente desde 2003, o programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) teve sua origem em eventos similares na década de 1980 e se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que visitam o maior campus da Unicamp, em Campinas (SP), mas também pela estrutura mobilizada pela Universidade para recepcionar os visitantes. Em 2014, por exemplo, o campus chegou a receber 50 mil pessoas durante a UPA. Na última edição presencial, realizada em 2019, a UPA contou com cerca de 35 mil visitantes vindos de escolas de todo o país. Devido à pandemia de covid-19, a UPA não ocorreu em 2020 e teve uma edição inteiramente virtual em 2021, retornando em seu formato presencial em 2022, quando recebeu mais de 32 mil visitantes. Já na 19ª edição no ano passado, 2024, contou com a participação de mais de 57 mil pessoas pela Unicamp.
Neste ano de 2025, em sua 20ª edição, celebraremos dois marcos importantes: a realização no Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), durante o mês de novembro, e o aniversário de 20 anos do programa Unicamp de Portas Abertas. Com o tema “UPA 20 anos e COP30 no Brasil: a mudança já começou”, pretendemos estimular a consciência de toda a comunidade quanto às ações de mitigação das mudanças climáticas e destacar o trabalho desenvolvido pela Universidade nesta direção — missão que perpassa a história da própria UPA.


Neste ano, o Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG), participou com o tema “Por uma geografia Unificadora: Geografias do Autoritarismo, Histórias e Epistemologias dos Saberes e Ambiente ”, contando com a participação de estudantes com pesquisas no LEHG, sob orientação de seu coordenador, o Prof. Dr. Antonio Carlos Vitte.

Em sua terceira participação colaborando com a UPA no IG, desde sua criação em 2022, o LEHG vem atuando dentro e fora da Unicamp, na organização e participação em eventos científicos de seus pesquisadores, na produção científica e discussão sobre os clássicos da Geografia e temáticas envolvidas nos trabalhos dos pesquisadores do laboratório.




As estudantes Andreia Mendonça Zambanini da Silva, Beatriz Carolinne de Souza, Jóyce Oliveira Leitão, Sandra Freitas Santos, e os estudantes Paulo Roberto da Silva Rufino e Walter Luiz Junior participaram durante toda a manhã e tarde do espaço destinado ao LEHG para apresentar às pessoas que visitaram o Instituto de Geociências a importância e dimensão da ciência geográfica.




Também tiveram uma participação especial na organização do espaço e visitando a UPA, estudantes do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) da Unicamp, a estudante do ensino médio Ysabella da Silva Siqueira e o estudante Rafael Lopes Daminelli da Luz, ambos bolsistas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que desenvolvem pesquisa sob orientação do Prof. Vitte dentro das linhas que o professor trabalha ligadas ao LEHG e seu Grupo de Pesquisa no DGP – CNPq.


Fonte:
Texto: Site oficial da UPA.
Imagens: Fotos – acervo pessoal Andréia Mendonça.