O ex-assessor da presidência dos Estados Unidos para Ciência e Tecnologia, Kei Koizumi, a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, o diretor executivo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, e o professor Nicholas Vonortas, da George Washington University, participam de um seminário na Unicamp sobre política internacional de ciência, tecnologia e inovação. O evento terá início a partir das 8h, no auditório do Instituto de Geociências. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/fapesp-seminar-geopi-30anos
O debate faz parte de um programa de dois dias, que terá início no dia 10 de julho, com o Seminário da Pesquisa da Pesquisa e Inovação na sede da Fapesp, em São Paulo, e terminará no dia 11 de julho com o seminário comemorativo de 30 anos do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Informação (Lab-GEOPI). no Instituto de Geociências da Unicamp.
Kei Koizumi atuou como analista na Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS) e foi conselheiro sênior do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos. Durante o governo Joe Biden, ocupou o cargo de diretor de Ciência, Sociedade e Política no Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca. Helena Nader é professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e passou pela presidência e vice-presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC). Atualmente, ocupa a presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O diretor-presidente da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, é professor de Economia e Política Científica e Tecnológica na Unicamp, com passagem pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia e pelo conselho de diretores da Finep. Nicholas Vonortas é professor de Economia e Relações Internacionais na George Washington University e pesquisador visitante no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp.
Além deste debate, o evento contará com painéis sobre a avaliação na área de ciência, tecnologia e inovação, o uso da inteligência artificial na ciência e a diáspora científica e a nova geografia da pesquisa no mundo. Dentre os convidados, estão a cientista da computação Nina da Hora, a primeira autora do Manifesto de Leiden, Diana Hicks e o professor da University College London James Wilsdon, o sociólogo Simon Schwartzman e a professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Brasileira de Ciências, Elizabeth Balbachevsky.
Confira a programação completa dos dois dias de evento pelos links a seguir:
Dia 1 – Seminário da Pesquisa da Pesquisa e da Inovação na FAPESP (SP)