Pesquisas do PRH 19.1

Conheça as pesquisas desenvolvidas no PRH 19.1

Sensoriamento remoto hiperespectral aplicado ao estudo de reservatórios
Aquisição de dados hiperespectrais para o estudo dos carbonatos do sistema petrolífero Irati-Piramboia
Sensores hiperespcetrais possuem diferentes usos nas geociências, principalmente para a identificação de alvos potenciais para a prospecção mineral. Esses sensores detectam as diferentes assinaturas espectrais dos substratos naturais, zoneando a concentração de minerais (ou substâncias) de interesse nas áreas imageadas. Para a exploração petrolífera, esses sensores são úteis para a caracterização de reservatórios e para a identificação de seções impregnadas de hidrocarbonetos.
Esse tema é parte do escopo do projeto de dissertação “Sensoriamento Remoto Multiplataforma Aplicado ao Estudo do Sistema Petrolífero Irati-Piramboia” desenvolvido por Silas Alexandria Costa, bolsista do PRH 19.1, e sob supervisão do Prof. Carlos Roberto de Souza Filho. Essa pesquisa também possui apoio da Dra. Rebecca Scafutto, pesquisadora associada do IG – Unicamp. 
O uso do sensoriamento remoto hiperespectral para o estudo de reservatórios é uma das linhas temáticas do PRH 19.1. 
O vídeo a seguir exemplifica como foi realizada parte da aquisição de dados hiperespectrais para o estudo do sistema petrolífero Irati-Piramboia. O PRH 19.1 agradece a Partecal Calcários S.A. pelo apoio logístico para o desenvolvimento dessa pesquisa.