AAPG – American Association of Petroleum Geologists

• Fundada em 1917, atualmente conta com mais de 40 000 membros em 129 países sendo a maior sociedade geológica profissional do mundo.
    • Conta com geólogos, geofísicos, CEOs, gerentes, consultores, estudantes e pesquisadores.
    • É uma organização para geocientistas interessados em promover o avanço científico em geologia, promover tecnologia e inspirar a alta conduta profissional.

UNICAMP AAPG Student Chapter

• 2015: criação do capítulo com a finalidade de integrar alunos de diferentes projetos na área de Geologia do Petróleo da Universidade Estadual de Campinas.
        • Nosso propósito é trazer para os estudantes, cursos, palestras, trabalhos de campo entre outras atividades ministradas por profissionais experientes de diversas partes do mundo.
      • 2017- 2018: o capítulo passou por um período de pouca atividade.
      • 2019: retomada das atividades com a formação de uma nova gestão composta por estudantes da graduação em Geologia e pós-graduação em Geociências e Engenharia do Petróleo, e de novos membros colaboradores.
        • Objetivos: promover atividades que forneçam capacitação acadêmica e profissional a seus membros e a comunidade universitária (e.g. palestras, mini-cursos, mesas-redondas, viagens de campo, etc.) Assim como, auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros, obter mais membros para a AAPG e o para o capítulo. Além disso, realizar a promoção de atividades para comunidade externa (palestras em escolas, campanhas de arrecadação, etc.).
      • 2020: formação de uma nova gestão composta por estudantes de graduação em Geologia e pós-graduação em Geociências, entrada de novos membros colaboradores.
        • Objetivos: continuar a promover atividades que forneçam capacitação acadêmica e profissional a seus membros e a comunidade universitária, e atividades que também atinjam a comunidade externa. Expandir os tipos de atividades, com a realização de minicursos e um workshop, mais campanhas sociais, divulgação das geociências, parcerias com outros capítulos estudantis, entre outras atividades. Assim como, manter a contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros, e obter mais membros para o capítulo e a AAPG.