Institucional

Home » Institucional

Página Institucional do EHCT. Saiba mais sobre quem somos aqui!

Quem somos!

Programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra - Quem somos

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT) envolve pesquisas relacionadas a múltiplos aspectos do conhecimento da Terra. Em outras palavras, o EHCT é pioneiro na área de Educação em Geociências no cenário nacional, e certamente continua sendo o único PPG brasileiro que conecta as áreas de Geociências e Ensino. 

Quem somos!

Programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) envolve pesquisas relacionadas a múltiplos aspectos do conhecimento da Terra. O PEHCT é pioneiro na área de Educação em Geociências no cenário nacional e continua sendo o único PPG brasileiro que conecta as áreas de Geociências e Ensino. 

História do EHCT - Quem somos

Com o propósito de explicarmos quem somos, precisamos estabelecer onde estamos situados! A princípio localizado no campus da UNICAMP em Campinas, o Programa de Ensino e História de Ciências da Terra está vinculado ao Instituto de Geociências (IG). A saber se sua formação, o mesmo foi criado em 2004, a fim de oferecer cursos de Mestrado e Doutorado. Ademais, ele apresenta-se como um núcleo pioneiro na área de Educação em Geociências, possuindo, aliás, apenas uma área de concentração, intitulada Ensino e História de Ciências da Terra, sendo a única referência na Área de Ensino da CAPES nessa temática de estudo. Contudo, vale lembrar que o programa manteve, ao longo do quadriênio, duas linhas de pesquisa, no entanto, em meados de 2016, último ano do quadriênio, foram promovidas alterações na estrutura do Programa, passando para três linhas de pesquisa.

Inegavelmente, há pontos históricos extremamente marcantes na história do EHCT que podem explicar quem somos e o que fazemos!

2004

Fundação do Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra

2007

Prêmio Capes Tese 2007 - Tese: Formação de professores para o estudo do ambiente: projetos escolares e a realidade socioambiental local.

2015

Menção Honrosa CAPES 2015 - Tese: O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representações gráficas da dinâmica interna da Terra.

2017

I Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque; e Projeto Geoparque Corumbataí.

2018

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra.

2019

II Simpósio dos Municipios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de um Geoparque.

2020

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos pela Unicamp: Tese: Mudança de paradigma no enfrentamento da crise ecológica: uma abordagem integrada entre o Direito e as Ciências da Terra.

2023

Prêmio Tese Destaque - Tese: Permanências do maravilhoso oceânico medieval: ilhas, monstros e outros detalhes na cartografia do século XVI

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 75

2004

Fundação do Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra

2007

Prêmio Capes Tese 2007 - Tese: Formação de professores para o estudo do ambiente: projetos escolares e a realidade socioambiental local.

2015

Menção Honrosa CAPES 2015 - Tese: O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representações gráficas da dinâmica interna da Terra.

2017

I Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque; e Projeto Geoparque Corumbataí.

2018

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra.

2019

II Simpósio dos Municipios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de um Geoparque.

2020

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos pela Unicamp: Tese: Mudança de paradigma no enfrentamento da crise ecológica: uma abordagem integrada entre o Direito e as Ciências da Terra.

2023

Prêmio Tese Destaque - Tese: Permanências do maravilhoso oceânico medieval: ilhas, monstros e outros detalhes na cartografia do século XVI

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 75

2004

Fundação do Programa de Pós-Graduação de Ensino e História de Ciências da Terra

2007

Prêmio Capes Tese 2007 - Tese: Formação de professores para o estudo do ambiente: projetos escolares e a realidade socioambiental local.

2015

Menção Honrosa CAPES 2015 - Tese: O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representações gráficas da dinâmica interna da Terra.

2017

I Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque; e Projeto Geoparque Corumbataí.

2018

VIII Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra.

2019

II Simpósio dos Municipios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de um Geoparque.

2020

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos pela Unicamp: Tese: Mudança de paradigma no enfrentamento da crise ecológica: uma abordagem integrada entre o Direito e as Ciências da Terra.

2023

Prêmio Tese Destaque - Tese: Permanências do maravilhoso oceânico medieval: ilhas, monstros e outros detalhes na cartografia do século XVI

MISSÃO DO EHCT

A missão do PPG-EHCT consiste em capacitar profissionais na área de conhecimento das Ciências da Terra, em suas múltiplas possibilidades, para a pesquisa, a docência, a aplicação prática de seus conhecimentos e competências, bem como para a atividade técnico-científico-profissional

Seja um dos integrantes do PPG EHCT

Afinal, que tal saber mais sobre quem somos pessoalmente? O ingresso no PPG EHCT ocorre por meio de processo seletivo! Verifique mais informações na página do IG!

+ 0

Docentes do Programa!

+ 50

Textos desenvolvidos e publicados!

+ 0

Eventos realizados pelo programa!

+ 0

Vagas oferecidas pelo programa por semestre!

NOSSAS LINHAS DE PESQUISAS

As linhas de pesquisa abordadas pelo PPG EHCT, seja como for, podem exemplificar melhor quem somos e com o que trabalhamos! Elas compreendem três aspectos: História e Filosofia das Ciências Naturais, Educação, formação docente, tecnologia educacional e comunicação em Ciências Naturais, e Geoética, Geoconservação/Geopatrimônio, cidadania e legislação ambiental

Programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra?

Professores Permanentes

Colaboradores

Programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra

Professores Permanentes

Colaboradores