Apresentação
O magnetômetro automático spinner (modelo JR-6A, AGICO LTD) para medidas de magnitude e direção do vetor de magnetização remanente de amostras de rochas, sedimentos e artefatos arqueológicos está instalado no Laboratório de Geofísica, Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências da UNICAMP.
Este equipamento multiusuário (EMU) está associado a um Auxílio à Pesquisa – Projeto Inicial (PI) (processo 2022/03086-2) concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Descrição
O magnetômetro automático spinner JR-6A é o instrumento mais sensível e preciso para medição da magnetização remanente de rochas, sedimentos e artefatos arqueológicos com base em princípios clássicos (não quânticos, não criogênicos). A sensibilidade permite que rochas, sedimentos e artefatos arqueológicos com magnetização remanente muito fraca sejam medidas, como por exemplo, várias rochas sedimentares (incluindo calcários e quartzitos). O magnetômetro apresenta duas velocidades de rotação, a mais alta (87,7 rps) permitindo que a sensibilidade máxima seja alcançada, e a mais baixa (16,7 rps) permitindo que amostras moles (e.g. sedimentos) sejam medidas.
A versão JR-6A (automatizada) destina-se à medição rápida e precisa da magnetização remanente. A amostra é inserida manualmente no suporte de amostra e o instrumento altera automaticamente as orientações da amostra para obter o vetor de remanência.
Condições de uso
A utilização do será realizada com base na apresentação de uma proposta de trabalho, agendamento, treinamento e uso e, apresentação de um relatório sobre os resultados determinados com o equipamento.
Elaboração de propostas
Os usuários interessados deverão submeter uma proposta de trabalho. As propostas serão avaliadas pelo Comitê Gestor, que decidirá sobre a realização das medidas de acordo com a disponibilidade de tempo do equipamento.
As propostas devem conter até 4 páginas e serem enviadas por e-mail (gelvam@unicamp.br) contendo as seguintes informações:
- Nome, e-mail e telefone de contato das pessoas interessadas/envolvidas na realização das medidas.
- Instituição.
- Título, resumo e objetivos do projeto.
- Descrição detalhada das amostras que serão analisadas.
- Descrição do tipo de medida a ser realizada.
- Cronograma de trabalho estimado.
Agendamento
O agendamento será realizado considerando os seguintes aspectos:
- Aprovação da proposta, considerando a disponibilidade e capacidade analítica do equipamento (por exemplo, se forem amostras com magnetização muito fraca).
- Ordem de chegada da solicitação.
- Período solicitado.
Uso do equipamento
A utilização do equipamento pelos usuários ocorrerá após treinamento realizado pelo pesquisador responsável, por técnico do IG/UNICAMP ou por estudantes treinados e habilitados para o seu correto uso. Estes profissionais serão responsáveis por administrar o uso do equipamento, zelar pelo bom uso e manutenção, treinar os usuários para a correta operação, realizar as manutenções preventivas, detectar falhas e problemas técnicos, realizar reparos quando possível e manter o funcionamento e organização do laboratório.
Relatório de resultados
As medidas realizadas pelos usuários deverão ser reportadas por meio de um breve relatório (4 a 5 páginas). Este relatório deve conter as seguintes informações:
- Título do projeto.
- Nome.
- Instituição.
- Resumo e objetivos.
- Materiais e métodos.
- Resultados e discussão.
Os usuários deverão expressar agradecimentos à FAPESP e ao IG/UNICAMP em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados. Deve-se também reportar ao Comitê Gestor as referências bibliográficas oriundas dos resultados determinados com o EMU.
Gestão
Os Comitês Gestor e de Usuários serão responsáveis pelas normas e gestão do EMU. O Comitê Gestor será responsável por gerir o equipamento, administrar o gerenciamento das medidas, controlar os agendamentos e garantir a otimização e manutenção do EMU. O Comitê de Usuários será responsável por avaliar o acesso dos usuários e o correto de funcionamento do EMU.
Comitê Gestor
O Comitê Gestor será composto por dois representantes docentes do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) do IG/UNICAMP (sendo um deles o pesquisador responsável pelo EMU), um representante técnico do DGRN/IG/UNICAMP e um representante docente externo. Atualmente, a composição é a seguinte:
Representantes docentes do DGRN/IG/UNICAMP:
Prof. Dr. Gelvam André Hartmann
Prof. Dr. Emilson Pereira Leite
Representante técnico do DGRN/IG/UNICAMP:
Dr. Dailto Silva
Representante docente externo:
Profa. Dra. Andrea Teixeira Ustra (IAG/USP)
Comitê de Usuários
O Comitê de Usuários será composto por dois representantes docentes do DGRN/IG/UNICAMP, um representante discente do DGRN/IG/UNICAMP e um representante docente externo. Atualmente, a composição é a seguinte:
Representantes docentes do DGRN/IG/UNICAMP:
Prof. Dr. Alessandro Batezelli
Prof. Dr. Wanilson Luiz Silva
Representante discente do DGRN/IG/UNICAMP:
Gabriela dos Santos Bertho
Representante docente externo:
Prof. Dr. Jairo Francisco Savian (IG/UFRGS)